Ex-presidente do Cofecon receberá prêmio Personalidade da Tecnologia 2023

Antonio Corrêa de Lacerda foi o escolhido na categoria Reindustrialização. Honraria é entregue desde 1987

O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda foi escolhido para receber o prêmio Personalidade da Tecnologia 2023, na categoria Reindustrialização. A honraria será entregue no dia 11 de dezembro, às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na Rua Genebra, 25, Bela Vista, em São Paulo.

O tema da reindustrialização tem sido bastante abordado por Lacerda em palestras e entrevistas. Para ele, a economia brasileira tem a indústria em seu DNA e a conjuntura atual – com a reorganização das cadeias produtivas visando fontes mais próximas (nearshoring) e amigáveis (friendshoring) – favorece um processo de reindustrialização do Brasil, alinhada com as novas tecnologias, a descarbonização da economia e a transição energética, entre outros fatores.

Antonio Corrêa de Lacerda

Antonio Corrêa de Lacerda é assessor da presidência e membro da Comissão de Estudos Estratégicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É também professor-doutor e ex-diretor da FEA-PUC/SP. Foi presidente do Conselho Federal de Economia e do Conselho Regional de Economia de São Paulo.

Lacerda constantemente produz artigos sobre a conjuntura do País, publicados em jornais de grande circulação, e é colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Publicou mais de 20 livros como autor ou organizador – entre eles, Desnacionalização, ganhador do prêmio Jabuti de 2001 na área de economia. No ano passado lançou o livro Reindustrialização.

Personalidade da Tecnologia 2023

O Prêmio Personalidade da Tecnologia 2023 é entregue desde 1987 pelo Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo (SEESP). Os agraciados são profissionais que se dedicaram ao desenvolvimento do país e à melhoria das condições de vida da população brasileira. A galeria dos premiados nos últimos 36 anos pode ser vista no site do SEESP (www.seesp.org.br).

A escolha é feita pelos integrantes do Conselho Tecnológico da entidade, que reúne profissionais, acadêmicos, especialistas da engenharia e da tecnologia. A escolha do nome de Lacerda na categoria Reindustrialização se deu de maneira unânime. Além dele, outras cinco personalidades serão homenageadas nas demais categorias.