Dantas: “É importante que se mantenha a expectativa de crescimento”

Em entrevista ao RITTV, presidente do Cofecon comenta a alta do PIB divulgada pelo IBGE na última sexta (1º)

A economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre do ano. Com um dos melhores resultados divulgados até agora por mais de 40 países. Segundo o IBGE, a atividade econômica do país está cerca de 7,5% acima do patamar pré-pandemia e atinge o ponto mais alto da série histórica.

Para o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, é importante que se mantenha a expectativa de crescimento. “Nessa estatística que envolve 46 países, o Brasil está em 12º lugar em termos de desempenho. E a média de crescimento dessas economias ali relacionadas é de 0,5%. Ou seja, o que foi alcançado em termos de desempenho econômico do Brasil, de 0,9%, para esse último trimestre poderia ser maior, seria o nosso desejo, mas chega a surpreender? Não. É um dado absolutamente normal, se comparado dentro desse universo no qual o Brasil está incluído”, concluiu.

A alta do PIB foi puxada pela indústria e pelo setor de serviços, que tem o maior peso na formação do PIB. De todos os setores pesquisados, apenas a agropecuária apresentou um leve recuo, mas já era esperado, depois da explosão de 21% no trimestre anterior. Pelo lado da demanda, o que colaborou bastante para o resultado foi o consumo das famílias.

Clique AQUI e confira a reportagem na íntegra.