Gustavo Casseb: “Pandemia ressignificou a economia da forma como conhecemos”

Conselheiro federal falou sobre transformações recentes, como o trabalho remoto e via plataformas digitais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgará no mês de setembro os dados da PNAD Contínua que trarão informações sobre teletrabalho e plataformas digitais em 2022. Os dados, abordados pela primeira vez na pesquisa, permitirão traçar o perfil sociodemográfico dos trabalhadores de plataformas e as características do seu trabalho, evidenciando as diferenças entre eles e os demais ocupados.

Associado a este dado, a pesquisa divulgada no ano passado revelou o crescimento do número de domicílios com acesso à internet no Brasil (90%, contra 84% em 2019). Para o conselheiro federal Gustavo Casseb, a tecnologia tende a influenciar cada vez mais as formas de trabalho e as economias locais. Ele falou sobre o assunto ao programa BA TV.

“Num primeiro momento, nós nos preocupamos com qualquer movimento que venha a precarizar ou tirar direitos dos trabalhadores. Havia uma resistência ao trabalho remoto, mas a pandemia foi bastante significativa”, afirmou Casseb. “Percebemos um aumento de produtividade, de transações via plataformas digitais, no ensino remoto. A pandemia ressignificou a economia física da forma como conhecemos”.

O conselheiro federal destaca o processo de transformações trazidas pelas mudanças tecnológicas. “Não se consegue fazer este trabalho se não tiver uma internet boa, um bom provedor, um bom equipamento tecnológico. Ao mesmo tempo, é um movimento natural e uma descoberta. A despeito das suspeitas iniciais, o trabalho remoto pode aumentar a produtividade sem provocar a precarização do trabalho”, comentou Casseb.

O economista também aponta que não se deve olhar esta questão por um prisma negativo. “Muitas vezes pensamos que isso vai fechar postos de trabalho. Mas esta situação cria novos horizontes. Haverá uma necessidade de reorientar o sistema educacional, repensar os cursos e modelos de ensino, e novos negócios daí decorrentes vão gerar outras oportunidades que podem ser lucrativas, desde que não nos fechemos a estas transformações”, finalizou.

Confira a fala do conselheiro no vídeo abaixo: