Ana Claudia Arruda comenta abertura da segunda fase do desenrola

Conselheira federal foi ouvida pela agência Radioweb. Programa terá uma garantia de R$ 8 bilhões do Tesouro Nacional

Na última segunda-feira (28) foi aberta uma nova etapa do programa Desenrola Brasil, criado pelo governo federal para que as pessoas negativadas pudessem resolver suas dívidas. Nesta nova fase, os credores interessados em aderir devem se inscrever até o dia 09 de setembro.

A Agência Radioweb conversou sobre o assunto com a conselheira federal Ana Claudia Arruda. “Este é um momento importante, com a retirada de grande parte das famílias brasileiras da inadimplência, com um programa atendendo pessoas que ganham de 1 a 2 salários mínimos e têm dívidas de até 5 mil reais”, afirmou a economista. “Nesta fase estão aderindo empresas varejistas, companhias de água e distribuidoras de eletricidade”.

As renegociações deverão acontecer no final de setembro, ainda sem data definida. A adesão das empresas ao programa é voluntária e, depois da atualização das dívidas, acontecerá um processo competitivo na forma de leilão de maior desconto. Além disso, esta nova etapa contará com uma garantia do governo federal.

“O governo está disponibilizando algo em torno de oito bilhões de reais como garantia. Dependerá das empresas que aderirem e dos descontos oferecidos para que elas tenham acesso a este fundo garantidor”, comentou Ana Claudia. “Não sabemos se este volume de recursos destinado como garantia será suficiente. Dependerá dos descontos oferecidos”.

As empresas credoras terão as dívidas repassadas a um banco, permitindo aos devedores o pagamento da pendência em até 60 parcelas, com juros de 1,99% ao mês. A primeira fase do Desenrola Brasil viabilizou cerca de 10 bilhões de reais em renegociações.

A matéria pode ser ouvida clicando AQUI.