Economista Marcio Pochmann é empossado como presidente do IBGE

Conselheiro Róridan Duarte representou o Cofecon na solenidade, que contou com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin

O conselheiro federal Róridan Penido Duarte representou o Cofecon na solenidade de posse do economista Marcio Pochmann como novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento aconteceu nesta sexta-feira (18) no Auditório Celso Furtado, localizado no Ministério do Planejamento e Orçamento.

“Foi uma solenidade muito importante e simbólica. Um momento-chave e desafiador para a nação, num esforço de reconstrução e de redução de desigualdades, que passa pela formulação de políticas públicas efetivas, as quais demandam dados, estatísticas e estudos confiáveis”, expressou Róridan. “Para tanto, ninguém melhor que Marcio Pochmann para enfrentar esse desafio, em conjunto com a equipe qualificada do IBGE. Um economista que honra a categoria com sua qualidade acadêmica, sua seriedade profissional e o passado de competente atuação no setor público”.

Marcio Pochmann é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduado em Ciência Política pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal e doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, onde foi professor titular entre 1989 e 2020. Foi secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade na cidade de São Paulo e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Em 2002 ganhou o prêmio Jabuti na área de Economia com o livro A Década dos Mitos e em 2007 foi reconhecido pelo Cofecon como Personalidade Econômica do Ano.