Imprensa repercute debate com Gabriel Galípolo e conselheiros do Cofecon

Evento virtual foi realizado nesta terça-feira (15). Além do diretor de Política Monetária do Banco Central, participaram os conselheiros Antonio Corrêa de Lacerda e Fernando de Aquino 

O debate promovido pelo Cofecon nesta terça-feira (15) com o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e com os conselheiros federais Antonio Corrêa de Lacerda e Fernando de Aquino foi bastante repercutido em veículos de comunicação, que em suas matérias destacaram diferentes pontos das falas dos debatedores. O grande alcance do evento comprovou a importância do tema e reforçou o papel do Cofecon como promotor do diálogo entre economistas e a sociedade.

O debate pode ser assistido na íntegra no player abaixo:

Veja a seguir as principais repercussões:

Valor

O portal do jornal Valor Econômico publicou três matérias. Em Galípolo atribui melhora do ambiente econômico as medidas adotadas pelo governo no 1º semestre o destaque foi para as falas do economista sobre a melhora do ambiente macroeconômico. Em Galípolo: ata da última reunião do Copom foi muito feliz em refletir sentimento da diretoria, a ênfase foi na colocação de que as divergências ocorridas durante a reunião do Copom foram de ordem técnica e totalmente defensáveis, mesmo por economistas com pontos de vista diferentes. Também foi publicado um texto contendo uma análise sobre a fala de que há muito tempo até a próxima reunião do Copom e que o Banco Central seguirá analisando as expectativas de inflação e o cenário internacional. Análise: Galípolo evita ‘piscar’ baixa mais forte de juro.

Folha: Cenário de alta de juros mais longos nos EUA demanda cuidado para emergentes, diz Galípolo

Apesar do cenário desafiador, a matéria apontou para as falas de Galípolo afirmando que o Brasil tem boa aceitação no mercado internacional e que o cenário positivo vem da elevada quantidade de reservas internacionais e da possibilidade de ser protagonista na transição ecológica, o que favorece a atração de investimentos. Confira a matéria cliando AQUI.

Estadão: Galípolo adota tom apaziguador após ruídos e busca conciliação no Banco Central

Os elogios do diretor ao corpo técnico do Banco Central foram destacados pelo texto publicado no Estadão. Galípolo também destacou que o Copom teve a coragem de explicitar na ata os debates que foram realizados, com posições técnicas e defensáveis. A matéria também apontou para a fala do conselheiro Antonio Corrêa de Lacerda no sentido de ampliar o processo de captura de expectativas por parte do Banco Central. Confira a matéria cliando AQUI.

Carta Capital: Diretor escolhido por Lula defende democratizar a atuação do Banco Central

O portal da revista enfatizou a fala de Galípolo defendendo que os técnicos do Banco Central participem mais do debate público. Processo de ampliação da captura de expectativas, com o boletim Focus ouvindo agentes de outros segmentos econômicos, também foi mencionado. Veja AQUI a matéria completa.

CNN Brasil: Galípolo diz aprender no BC e exalta equipe técnica: “A cada reunião eu deveria sair com um diploma”

Além de destacar a competência dos técnicos do Banco Central, Galípolo também enfatizou que o novo marco fiscal permite “abarcar diversos vieses que saiam das urnas”, atendendo tanto a governos que cortem gastos ou que defendam uma participação maior do Estado. Confira AQUI a matéria completa.

Metrópoles: Redação da ata do Copom foi “feliz”, diz Galópolo após corte de juros

Na análise do diretor do BC, os debates ocorridos na reunião do Copom foram bastante técnicos, com pontos de vista defensáveis. Leia a matéria na íntegra clicando AQUI.

UOL: Real, curva de juros e inflação capturam melhoria com aprovação de medidas, diz Galípolo

Logo no início de sua fala no evento do Cofecon, Galípolo destacou a melhora do cenário econômico ocorrida na primeira metade do ano. “Há uma série de variáveis que vão capturando e compensando a aprovação de medidas. O próprio arcabouço fiscal é uma delas”, afirmou o economista. Confira a matéria completa clicando AQUI.

InfoMoney: Ata teve coragem de explicitar debates com posições técnicas e defensáveis, diz Galípolo

Para Galípolo, os argumentos usados para defender pontos de vista divergentes foram válidos. Ele também destacou a qualidade da equipe técnica do Banco Central e a melhora no ambiente macroeconômico. O InfoMoney utilizou informações da Agência Estado. Leia a matéria na íntegra clicando AQUI.

Investing: Ata de juros longos nos EUA demanda cuidado, mas há muito tempo até próximo Copom, diz Galípolo

A matéria distribuída pela agência Reuters destacou a fala de Galípolo sobre os juros norte-americanos, que demandam cuidados nos países emergentes.  Sobre o futuro da taxa de juros, o diretor afirmou que há muito tempo até a próxima reunião do Copom – que acontecerá em 19 e 20 de setembro. Confira AQUI a matéria completa.