13 de agosto: Dia do Economista – O registro valoriza o economista e protege a sociedade

Hoje celebramos um dia de enorme significado e importância para todos nós economistas. O Dia do Economista, comemorado em 13 de agosto, é um marco histórico na nossa profissão e nos dá a oportunidade de refletirmos sobre a contribuição vital que os economistas oferecem à sociedade brasileira.

Foi em 13 de agosto de 1951 que o presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei 1.411, conferindo reconhecimento legal à nossa profissão. Desde então, temos trabalhado incansavelmente para entender e moldar os complexConfos sistemas econômicos de nossa nação. Seja no setor público ou privado, em áreas técnicas ou acadêmicas, os economistas têm desempenhado um papel fundamental na orientação do desenvolvimento econômico do Brasil com justiça e inclusão social.

Ao reconhecer o trabalho dos economistas em benefício da sociedade brasileira, prestamos nossa homenagem especial a uma figura notável na nossa comunidade: a economista Tania Bacelar. Seu trabalho exemplar na área de desenvolvimento regional trouxe impactos positivos inegáveis à sua região e ao Brasil. Seja através do seu engajamento no setor público, das suas contribuições na esfera da consultoria ou da formação de novos profissionais, Tania Bacelar tem sido uma força motriz inspiradora para todos nós.

Como presidente do Cofecon, sinto um profundo orgulho e satisfação ao contemplar a dedicação demonstrada pelos economistas em solo brasileiro. Somos uma comunidade que compartilha um compromisso firme com a excelência e a ética profissional. Reafirmo nosso dever contínuo de buscar o aprimoramento constante, de explorar novas fronteiras do conhecimento econômico e de aplicar nossas habilidades em prol do bem-estar coletivo.

Parabéns a todos os economistas que com paixão e dedicação, buscam entender as complexidades da economia, moldar políticas eficazes e melhorar a vida de milhões de pessoas. Que nossos esforços conjuntos continuem a construir um futuro promissor para nossa nação. Feliz Dia do Economista!

Paulo Dantas da Costa
Presidente do Cofecon