Conheça os palestrantes do seminário Políticas de Estabilização

Adriana Amado, André Paiva Ramos, Antonio Corrêa de Lacerda, Fernando de Aquino Fonseca Neto, Paulo Nogueira Batista Junior e Cesar Locatelli estarão presentes. Luis Nassif atuará como mediador.

No dia 27 de julho, das 14 às 18 horas, o Cofecon realizará o seminário Políticas de Estabilização, que discutirá medidas que possam controlar a inflação mantendo o nível de emprego e o funcionamento da intermediação financeira. O evento terá lugar na sede da autarquia, em Brasília, e será transmitido via YouTube.

Conheça a seguir os palestrantes que participarão do evento e programe-se para assistir!

Adriana Amado

Graduada em Ciências Econômicas (UnB), com mestrado (UnB) e doutorado (University College London) em Economia. Professora titular do departamento de Economia da Universidade de Brasília e professora adjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Monetária, Moeda e Não Neutralidade.

André Paiva Ramos

Graduado em Ciências Econômicas (PUC/SP), com mestrado em Economia Política (PUC-SP). Integrante dos grupos de pesquisa em Desenvolvimento Econômico e Política Econômica e em Políticas para o Desenvolvimento Humano (PUC/SP). É economista da AC Lacerda Consultores e da Redes Consultores. Integra a diretoria do Sindicato dos Economistas (Sindecon-SP). Docente na Universidade Cruzeiro do Sul.

Antonio Corrêa de Lacerda

Graduado em Ciências Econômicas (PUC/SP), mestre em Economia Política (PUC/SP) e doutor em Economia (Unicamp). Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC/SP e integrante da Comissão de Estudos Especiais do BNDES. É autor de cerca de 20 livros da área de Economia, comentarista de programas de TV e internet, articulista de jornais e revistas e palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Cesar Locatelli

Graduado em Ciências Econômicas (PUC/SP), mestre em Economia Política (PUC/SP). Tem experiência nas áreas de Políticas Econômicas e Mercado Financeiro, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, pensamento econômico, crise imobiliária, crise financeira e opções de política econômica. Escreve regularmente para veículos de mídia independente.

Fernando de Aquino Fonseca Neto

Graduado em Ciências Econômicas (UFPE), mestre (UFPE) e doutor (UnB) em Economia. Analista do Banco Central. Integrou o quadro de economistas da UFPE, de auditores do TCE/PE e de professores da União Educacional de Brasília (Uneb), da Faculdade Boa Viagem (FBV) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Conselheiro coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon.

Paulo Nogueira Batista Jr.

Graduado em Ciências Econômicas (PUC/Rio) e mestre em História Econômica (London School of Economics). Diretor-executivo no Fundo Monetário Internacional por oito anos e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento. Foi secretário de Assuntos Econômicos e assessor do então ministro Dilson Funaro. Professor e pesquisador (licenciado) da FGV/SP. É autor do livro O Brasil Não Cabe no Quintal de Ninguém, finalista do Prêmio Jabuti de 2020 na categoria Ciências Sociais.

Mediadores

Para a mediação do debate foram convidados os jornalistas Luiss Nassif (confirmado) e Rosana Hessel. Nassif atua como palestrante e moderador de eventos de Economia e Política. Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo. Considerado pela Fundação Nacional de Qualidade uma das pessoas que mais influenciou o tema de gestão no país. Desde 2013 está à frente do Jornal GGN, portal independente que publica temas ligados a cidadania, política, economia, cultura e desenvolvimento.

Rosana Hessel é jornalista com experiência em várias áreas, especialmente jornalismo econômico e comunicação corporativa. Trabalhou na Gazeta Mercantil por 14 anos. Atualmente trabalha no Correio Braziliense.

Seminário

Quais são as políticas mais adequadas para controlar a inflação sem perder o nível de emprego e mantendo um funcionamento satisfatório da intermediação financeira? Este será o tema do seminário Políticas de Estabilização. A elevação da taxa básica de juros (que, desde agosto do ano passado, é de 13,75% ao ano) é a principal ferramenta de que o Banco Central dispõe, mas ela reduz o nível de atividade econômica, com repercussão em outros indicadores, como o desemprego.

Existem alternativas para este modelo. Após a crise de 2008, vários bancos centrais em outros países passaram a atuar visando as taxas de juros mais longas. Além disso, o Governo Federal pode tomar medidas para agir diretamente nos mercados a fim de diminuir a volatilidade dos preços e garantir uma maior estabilidade.

Mesa 1
Expositores: Fernando de Aquino, Cesar Locatelli e Adriana Amado.
Mediador: Luis Nassif.

Mesa 2
Expositores: Antonio Corrêa de Lacerda, Paulo Nogueira Batista Jr e André Ramos Paiva.
Mediadora: Rosana Hessel (a confirmar).

Inscrições

O evento acontecerá de forma híbrida. Os que desejarem certificado deverão se inscrever prévia e gratuitamente AQUI assistindo o evento presencialmente, na sede do Cofecon (Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco B, edifício Palácio do Comércio, 12º andar, Brasília-DF), ou remotamente, por meio da plataforma Even3. Também haverá transmissão pelo nosso canal no YouTube.