Conselheiro fala sobre reforma tributária

Róridan Duarte foi ouvido pelo portal O Tempo e defendeu que quem ganha menos deve pagar menos; conselheiro regional Gelton Pinto Coelho também foi ouvido

O conselheiro federal Róridan Duarte e o conselheiro regional (Corecon-MG) Gelton Pinto Coelho foram ouvidos pelo portal O Tempo sobre a reforma tributária. A matéria foi aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados nesta semana e segue para apreciação do Senado Federal.

Duarte afirmou que o Cofecon defende a reforma, mas que o texto aprovado não é suficiente. “Ela foca nos tributos indiretos, como o ICMS e ISS, mas precisamos fazer a reforma do direto, que afeta a renda e o patrimônio”, afirma. A discussão sobre a simplificação tributária é algo que existe desde a década de 1990. “Agora, estamos com a expectativa que comece a discussão sobre impostos como o de renda, no ano que vem. O sistema atual é injusto. Quem ganha menos, de fato tem que pagar menos. Esperamos que as mudanças não se encerrem aqui”, considera.

Coelho argumenta que esta é a maior reforma após o Plano Real. “Há um período de transição, mas o impacto maior é macroeconômico. Muda-se o patamar do país gerando possibilidade real de queda de juros, além de um ambiente melhor de investimentos”, considera.

A matéria pode ser lida clicando AQUI.