Governo federal anuncia redução de impostos dos carros populares em até 10,96%

Medida foi comentada pelo conselheiro federal Júlio Miragaya em entrevista à RecordTV Brasília 

O governo federal anunciou a última quinta-feira (25) um pacote de medidas com o objetivo de reduzir o preço final dos carros para os consumidores. Os descontos, que incidirão sobre o valor dos veículos, irão de 1,5% a 10,96%, de acordo com critérios de preço, eficiência energética e densidade industrial no país. A medida vale para carros de até R$ 120 mil.  

Para o conselheiro federal Júlio Miragaya a iniciativa é boa, porém, na prática, as taxas de juros durante o financiamento devem ser reduzidas. “Se não houver uma redução das taxas de juros, essa pessoa não vai ter 59 mil para comprar o carro à vista, ela vai precisar financiar uma parte. E aí se não tiver a redução de taxa de juros, esses 59 mil vão virar 90 mil”, afirma. 

O fator social vai levar em conta o preço do veículo e quanto mais barato o carro, maior o desconto. Carros menos poluentes também terão descontos maiores. Preços especiais também para carros que utilizam peças produzidas no Brasil. Além disso, segundo Miragaya, os descontos podem voltar a aquecer o mercado de carros populares.  

Confira a matéria na íntegra aqui, a partir de 03:20.