Lacerda debaterá rumos da indústria em evento da FESPSP

Ciclo de seminários comemora 90 anos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Programação tem vários debates com transmissão pelo YouTube

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) está completando 90 anos e realiza uma semana de comemorações entre os dias 22 e 26 de maio, com uma série de seminários. O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), será um dos palestrantes no debate sobre o desenvolvimento e os rumos contemporâneos da indústria.

A participação de Lacerda se dará na quarta-feira (24), das 19 às 21 horas. O outro debatedor será o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Josué Gomes da Silva, e a mediação será do professor Leandro Salman Torelli. Haverá transmissão pelo canal da FESPSP no YouTube. Mais detalhes da programação podem ser acessados clicando AQUI.

Lacerda é um crítico do professo de desindustrialização vivido pela economia brasileira e tem palestrado sobre o assunto em vários eventos, inclusive em audiências públicas. Seu livro Desnacionalização ganhou o prêmio Jabuti na área de economia e, mais recentemente, o economista lançou “Reindustrialização: Para o Desenvolvimento Brasileiro”.

Outros debates

As comemorações dos 90 anos da FESPSP começaram nesta segunda-feira (22) com um debate sobre o projeto de lei de combate às fake news e seus impactos. O relator do projeto na Câmara, deputado federal Orlando Silva, conversou com os professores Marta Bergamin e Moisés Marques. A programação continua com seminário com o tema “Revisitando Roberto Simonsen”, com participação de Luiz Gonzaga Belluzzo e mediação da professora Isabela Kalil.

Na terça-feira (23) o tema será “Estado, desenvolvimento e democracia”, com participação de Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV) e Juliane Furno (UERJ) e mediação da professora Maria Palmira da Silva. Na quarta-feira (24), além do seminário que terá a participação de Lacerda, haverá uma exposição sobre a formação da FESPSP (apenas presencial).

Na quinta-feira (25), às 10 horas, será exibido o filme Origens e Destinos – Franco da Rocha, de Arthur Roessle e Gui Rampazzo, seguido de uma conversa com o ex-prefeito Mário Maurici. Já às 19 horas o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, debaterá junto ao economista Paulo Nogueira Batista Junior sobre “perspectivas para a economia nacional: industrialização e mercados interno e eterno”. A programação será encerrada na sexta-feira, com uma atividade apenas para convidados.