IFES terá primeiro curso de Economia da rede de Institutos Federais

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Cariacica será a primeira unidade dos Institutos Federais no País a oferecer um curso de graduação em Ciências Econômica. A informação foi divulgada durante a última semana e a criação do curso foi coordenada pela professora Érika Leal, que também é conselheira do Corecon-ES.

Atualmente o Espírito Santo possui três cursos de Ciências Econômicas, sendo um deles oferecido pela UFES e dois por instituições particulares. O curso terá disciplinas tradicionais, bem como um conjunto de outras (teóricas e práticas) que envolverão tecnologias presentes no mercado, como inteligência artificial, impressão 3D, robótica e big data, proporcionando uma formação que seja, ao mesmo tempo, sólida e moderna.

Currículo

O projeto começou a ser desenvolvido formalmente em 2021. “Fizemos um levantamento em parceria com o Corecon-ES, a partir de dados disponibilizados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e constatamos a ausência do curso de Ciências Econômicas na rede”, recorda a professora.

Para elaborar o projeto pedagógico, foi preciso primeiro observar as diretrizes curriculares do curso de graduação em Ciências Econômicas. “Nossa comissão se debruçou sobre o trabalho de organizar as disciplinas de forma a contemplar todos os conteúdos que possuam interrelações com a realidade nacional”, conta Érika.

Disciplinas como Ciência de Dados e Programação Estatística serão componentes obrigatórios do curso de Economia do campus Cariacica. A conselheira regional destaca que a grade foi construída a partir de um diálogo com a sociedade. “O IF é uma escola técnica por natureza. Nosso campus já possui o curso de Engenharia de Produção com uma grade curricular das mais modernas do País, contemplando os avanços em áreas como robótica, inteligência artificial e ciência de dados. Temos uma pós-graduação em Ciências de Dados no campus. Então, estabelecemos um diálogo com a sociedade e construímos componentes curriculares com a previsão de utilização de tecnologias na solução de problemas”.

Além disso, o curso também incluirá disciplinas voltadas ao meio ambiente, transição energética, emergência climática e políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades. “Nossa comissão entende que não é possível construir um curso de economia voltado à contribuição para o desenvolvimento regional e para a sociedade em que estamos inseridos sem abordar estes temas”, aponta Érika.

Institutos Federais

A rede de Institutos Federais (IFs) possui mais de 660 campi pelo Brasil, sendo 25 deles no estado do Espírito Santo. A lei de criação da rede (Lei 11.892, de 2008) estabelece que os IFs devem contribuir para o desenvolvimento regional sustentável, com suas ações voltadas ao fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

O estado do Espírito Santo possui uma economia firmada em commodities, sobretudo minerais e celulose, e é política do governo estadual induzir o desenvolvimento nas áreas interioranas. “A cidade de Cariacica, onde está sediado o nosso campus, é um município conhecido no estado por abrigar diversas atividades logísticas. Assim, o campus foi majoritariamente direcionado para a oferta de cursos na área”, comenta Érika. “É nesse cenário que nasce o curso de economia do IFES campus Cariacica. Acreditamos que entregaremos à sociedade um curso inovador, alinhado às demandas do mercado e comprometido com o desenvolvimento regional”.