Receita para uma fiscalização eficiente

Ingredientes: 

  • Fiscal ou fiscais especializados no conhecimento das atividades da área de Economia e Finanças e em legislação profissional, tanto as do Economista quanto as de profissões que temos atividades compartilhas em especial Administração e Ciências Contábeis.
  • Conhecimento das normas e regulamentações relacionadas à profissão de economista e aos atos processuais;
  • Busca por acesso a dados e informações sobre a atuação dos profissionais e empresas da área econômica, verificando todas as fontes e alternativas possíveis de obtenção dessas informações;
  • Programação de fiscalização por setores da economia pública e privada;
  • Atenção à editais de concursos públicos e licitações para regularização ou divulgação, quando de interesse da classe.
  • Verificação de regularidade quanto aos pedidos de cancelamento de registro, principalmente os que estejam no exercício da profissão e precisam ser julgados, além dos demais casos de alteração na condição do registro.
  • Comunicação efetiva com os profissionais e com a sociedade (fontes de informações).

Modo de preparo: 

REÚNA as pessoas responsáveis pela fiscalização:
Para realizar a fiscalização dos profissionais que estejam ou possam estar exercendo atividades da área de Economia e Finanças, o Corecon conta com profissionais especializados no conhecimento de tais atividades e em legislação profissional, para verificar se estão exercendo suas atividades de acordo com as normas e regulamentações da profissão de Economista ou de outras profissões. 

ADICIONE o conhecimento das normas e regulamentações:
Para realizar a fiscalização com efetividade, é essencial que os fiscais do Corecon conheçam as normas e regulamentações relacionadas à profissão de economista e dos atos processuais. Esses conhecimentos são adquiridos por meio de treinamentos, pesquisa, debate e atualizações constantes. 

ACRESCENTE o acesso a dados e informações:
O Corecon deve buscar acesso a dados e informações sobre a atuação dos profissionais e empresas da área econômica, o que permite verificar se estão cumprindo com as normas e regulamentações da profissão. Essas informações são coletadas por meio solicitações de informações às empresas, órgãos e demais fontes, sistemas de cadastro e registro de profissionais e de denúncias e reclamações recebidas, programação de fiscalização, atenção à editais, controle de cancelamentos.

MISTURE a comunicação efetiva:
Para garantir que os profissionais da área econômica estejam cientes das normas e regulamentações da profissão, o Corecon mantém uma comunicação efetiva com eles e também à todas as fontes de informação. Isso inclui a divulgação de informações relevantes, a realização de eventos e palestras e o esclarecimento de dúvidas. 

Coloque a fiscalização “NO FORNO”:
Com todos os ingredientes prontos, os responsáveis dos Corecons realizam a fiscalização dos profissionais da área de Economia e Finanças. Esse trabalho inclui a verificação do registro e habilitação dos profissionais, a análise da documentação recebida das diversas fontes, relatórios elaborados, orientações, consultas, além de outras ações necessárias para garantir o cumprimento das normas e regulamentações da profissão. 

SIRVA à sociedade:
Ao fiscalizar os profissionais de Economia e Finanças, o Corecon contribui para garantir a qualidade dos serviços prestados e para o desenvolvimento da Economia e da sociedade como um todo. 

Essa é a receita do trabalho de Fiscalização do Corecon na área da Economia!