Antonio Corrêa de Lacerda apresenta livro em Anápolis

O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda em parceria com o Conselho Regional de Economia de Goiás (CORECON-GO), lançou ontem (11), às 19 horas, o livro “Reindustrialização: para o desenvolvimento brasileiro”, no auditório da unidade Universitária de Anápolis (UnUCET). O economista conversou com os acadêmicos de Ciências Econômicas sobre a importância da industrialização no Brasil. Para ele, não há país desenvolvido sem uma indústria forte. O que não implica contraponto ao agronegócio ou a qualquer outro setor.

O economista André Luís Braga Rodrigues dos Santos participou do evento e comentou como o livro é importante para a formação dos acadêmicos. “Evento sensacional, o Lacerda falou sobre quais os papeis das instituições de fomento e qual a relevância das mesmas e ainda respondeu as perguntas do público, que trouxeram abordagens sobre o crédito subsidiado, reforma tributária, qual o papel dos governos na retomada da industrialização do país e aspectos regionais que podem gerar diferencial competitivo para as indústrias locais”, relembra André

“O livro complementa a formação do economista. É um tema que ganha relevância porque o próprio novo governo acaba de reorganizar a economia trazendo o Ministério da Indústria e Comércio. Assim torna-se fundamental entender quais são as funções desse ministério”, enfatiza Lacerda.

O livro

A obra, organizada em cinco capítulos, é uma coletânea das provocações, diagnósticos e resultados de estudos elaborados pelo Grupo de Pesquisas “Desenvolvimento e Política Econômica” (DEPE), da PUC-SP, e empreende uma ampla discussão a respeito dos limites impostos pela desindustrialização, bem como sobre as possiblidades da reindustrialização brasileira como política de desenvolvimento econômico e social.

O autor comenta que a situação da economia brasileira remete a um movimento de retrocesso dos condicionantes elementares do desenvolvimento em nosso país. “Na verdade, um retrocesso que coloca hoje o Brasil na posição de candidato à periferia do sistema global. O que expõe sua condição de mero exportador de alimentos e bens primários no mercado mundial e importador de produtos, que antes produzíamos ou que poderíamos estar produzindo”.

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES. Dedica-se continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Publicou cerca de 20 livros da área de Economia – entre eles, “Economia Brasileira”, “Desnacionalização” – vencedor do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia; “O Mito da Austeridade”; e “Reindustrialização: Para o Desenvolvimento Brasileiro”. Foi presidente do Cofecon por quatro mandatos.


Fonte: Júlia Carmo / Corecon-GO