Economista Vilma Pinto discutirá perspectivas para a política fiscal

Qual é o resultado fiscal esperado para as contas públicas em 2023? Será que teremos o nono déficit primário dos últimos dez anos? Como trazer previsibilidade para a trajetória da dívida pública? O teto de gastos deverá ser substituído por um novo arcabouço fiscal, que será anunciado em breve pelo ministro Fernando Haddad, mas o novo conjunto de regras será suficientemente firme? E o que fazer para melhorar a qualidade do gasto público? Questões como estas serão discutidas pela economista Vilma Pinto, diretora da Instituição Fiscal Independente, em uma nova edição do Economia em Debate.

Como marco das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Cofecon, por meio da Comissão Mulher Economista e Diversidade, promoverá o evento no dia 09 de março, às 17 horas, na sede do Conselho Federal de Economia, em Brasília, com transmissão pelo canal da autarquia no YouTube. O tema será “Perspectivas para a política fiscal no País”. A apresentação será feita pela conselheira Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, coordenadora da Comissão, e a mediação estará a cargo da conselheira Flávia Vinhaes.

A debatedora

Vilma da Conceição Pinto é economista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e mestre em Economia Empresarial e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. É pesquisadora licenciada do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) e também atuou como assessora econômica na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná. A jovem economista é também a primeira mulher a fazer parte da diretoria da Instituição Fiscal Independente, tendo seu nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos em 2021.

A Instituição Fiscal Independente

A Instituição Fiscal Independente (IFI) foi criada no final de 2016 com o objetivo de ampliar a transparência das contas públicas. Ela divulga estimativas de parâmetros e variáveis relevantes para construir cenários fiscais, analisa o desempenho de indicadores conforme as metas definidas na legislação e mede o impacto de eventos fiscais variáveis. A IFI não faz recomendações de política fiscal.

Serviço

Debate: Perspectivas para a política fiscal no País
Debatedora: Vilma da Conceição Pinto, diretora da IFI
Data e hora: 09/03/2023, às 17 horas
Local: Conselho Federal de Economia (SCS, Quadra 2, Bloco B, Sala 1201, edifício Palácio do Comércio, Brasília-DF)
Transmissão: http://www.youtube.com/@Cofecon