Desafios do IBGE será tema do Economia em Debate

Cofecon recebe o economista Eduardo Pereira Nunes, ex-presidente do instituto

No dia 11 de março, às 10h horas, o Cofecon realizará uma nova edição do Economia em Debate. O economista Eduardo Pereira Nunes, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o convidado para abordar os “Desafios recentes do IBGE e a importância dos seus produtos para os economistas”. A apresentação será do conselheiro e coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, Fernando de Aquino, com comentários da conselheira Flávia Vinhaes.

Durante seus mais de 80 anos de existência, o IBGE tem se destacado pela excelência em sua atuação e pela amplitude de seus estudos e estatísticas. Os dados produzidos são importantes para entender o Brasil sob vários aspectos. De todas as pesquisas, a mais completa e abrangente é o censo demográfico, que se realiza a cada dez anos. Em virtude de medidas de isolamento social para conter a pandemia de Convid-19, o Censo foi postergado para 2022, um atraso de dois anos.

Existe a expectativa de que os resultados, previstos para dezembro, sejam divulgados brevemente. Assim, o Economia em Debate irá abordar os desafios do Censo de 2022, ainda em curso, e os aspectos associados aos dados gerados por esta pesquisa decenal.

Convidados:

Eduardo Pereira Nunes é graduado pela UFRJ (1976) e doutor pela Unicamp (1998). Funcionário de carreira do IBGE, chefiou o departamento de Contas Nacionais e presidiu o Instituto no período de 2003 a 2011, realizando, em sua gestão, o Censo Demográfico de 2010. Tem experiência nas áreas de economia brasileira, macroeconomia e métodos estatísticos. Foi professor no curso de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e de graduação na Universidade Cândido Mendes e na PUC-Rio. Foi presidente da Comissão de Estatística da Organização Mundial do Turismo (2006-2013) e membro do Comitê Executivo do International Institute of Statistics (ISI). Representou o Brasil na Comissão de Estatística da ONU (2003-2011), presidindo grupos de trabalho de agricultura e de estatísticas sobre pobreza.

Flávia Vinhaes Santos – Doutora em economia pela UFRJ, mestre em planejamento urbano e regional (IPPUR), com experiência nas áreas de mercado de trabalho e proteção social. É economista do IBGE na Coordenação de Emprego e Renda, tendo trabalhado na Coordenação de Índice de Preços. Trabalhou como economista plena da Petrobras Transportes S.A. É professora de em diversas instituições de ensino superior e de pós-graduação. Atualmente tem mandato de conselheira federal e já foi presidente do Corecon-RJ.

Fernando de Aquino é doutor em Economia pela UnB e mestre em Economia pelo Pimes/UFPE. O economista integrou o quadro de economistas da UFPE, de auditores do TCE/PE e de professores da União Educacional de Brasília (Uneb, 2000-2006), da Faculdade Boa Viagem (FBV, 2007-2008) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap, 2011-2012). Presidente e Vice-Presidente do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE, 2011-2017). Atualmente é analista do Banco Central do Brasil (desde 1993) no Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab) e conselheiro coordenador da Comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia (Cofecon).