Edição 46 da revista Economistas está no ar!

Está no ar a edição nº 46 da revista Economistas! Com o tema Estratégias para o próximo governo, a publicação aborda temas que dizem respeito a políticas econômicas que podem ser levadas a cabo. As funções dos bancos públicos, a urgência de uma nova estratégia industrial, os pilares macroeconômicos e a insegurança alimentar são temas de artigos que abordam problemas específicos e possíveis soluções.

A entrevista com o presidente do IBGE, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, aborda a importância das informações trazidas pelo Censo de 2022, fundamentais para o planejamento e a execução das políticas públicas. Também há artigos sobre o Índice de Miséria Ampliado, criado pelos economistas João Hallack Neto e João Saboia; sobre o legado de Celso Furtado; e sobre crises, rupturas e reformas no Brasil. O Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia e o trabalho das várias comissões do Cofecon são temas de matérias especiais.

Caderno de Economia Solidária

No dia 15 de dezembro comemora-se o dia nacional da economia solidária. Para celebrar a data, esta edição da revista Economistas traz um caderno especial, com artigos e uma matéria abordando diversas facetas deste assunto tão importante para o Brasil contemporâneo. Num momento econômico em que crescem a pobreza e o desemprego, a economia solidária ganha força como alternativa na geração de trabalho e inclusão social, por meio de atividades econômicas organizadas sob a forma de autogestão.

Os artigos publicados no caderno especial abordam o legado de Paul Singer; um modelo de economia que sirva ao ser humano e que seja sustentável; a atividade econômica feita por e para os trabalhadores; a importância dos bancos comunitários de desenvolvimento e da educação financeira; e os impactos da feira orgânica de Irecê na renda e na qualidade de vida dos agricultores. Além disso, há uma matéria especial abordando os trabalhos concorrentes ao Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas.

Clique AQUI para acessar a revista Economistas e o Caderno de Economia Solidária.