15 de dezembro – Dia Nacional da Economia Solidária

No dia 15 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária – uma homenagem ao nascimento do líder seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, assassinado em 1988. A lei que instituiu essa data foi sancionada em 2019 e, em apenas três anos, o debate sobre um novo modo de produção e consumo baseado no pensamento coletivo se mostrou ainda mais necessário. As consequências da pandemia da Covid-19, o aumento da desigualdade social e as crises em diversas áreas deixaram muitos brasileiros em um estado de desalento. Mas qual o papel da Economia Solidária neste cenário?

Essencial no combate às desigualdades, a Economia Solidária promove a inclusão social ao transformar o trabalho gerado em benefício para a sociedade como um todo, não apenas para parte dela. Diferentemente da economia capitalista, esse novo modelo tem como base a cooperação em vez da competição e, por este motivo, é uma alternativa à população mais vulnerável pela grande possibilidade de geração de renda.

O Cofecon e a Economia Solidária

Desde a última década o Cofecon tem dado atenção especial ao tema. Em 2016 foi instituído o Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária, que neste ano foi coordenado pela conselheira Teresinha de Jesus Ferreira da Silva. O GT desenvolve estratégias para fortalecer a responsabilidade social e a inclusão e a economia solidária dentro do Sistema Cofecon/Corecons, de modo que suas ações impactem na sociedade de forma positiva.

Durante a segunda metade do ano, o GT realizou diversas lives para debater aspectos da economia solidária. A série teve início ainda em junho, discutindo a reindustrialização solidária e os economistas, com transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube. Nos meses seguintes, os temas foram a institucionalização e composição da economia solidária, em julho; a economia solidária e o mercado de trabalho, em agosto – assunto que, mais tarde, virou tema de um episódio do podcast Economistas, com Marcio Pochmann; os desafios dos empreendimentos solidários na Amazônia, em setembro; os bancos comunitários e a rede brasileira de bancos, em outubro; e o Pila Verde, moeda social, econômica e ambiental de Santiago-RS, em dezembro.

Prêmio Paul Singer

Uma das principais atividades do GT em 2022 foi a realização do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas, criado para incentivar atividades de economia solidária realizadas na forma de projetos de extensão, preferencialmente em incubadoras universitárias. A atividade tem a parceria do Instituto Paul Singer e recebeu inscrições de trabalhos até o mês de julho. A divulgação dos vencedores acontecerá nesta quinta-feira (15), em live transmitida pelo canal do Cofecon no YouTube. A cerimônia de entrega acontecerá em 2023.

Podcast

Além do episódio já citado com Marcio Pochmann (clique aqui), outros três já abordaram a economia solidária no ano passado. No episódio 12, Marcela Vieira, Denise Kassama, Tânia Cristina Teixeira e Tatiana Valente trouxeram informações e dicas (clique aqui); na semana seguinte, Marcos Antonio da Silva e Silva falou sobre o projeto Crisálida (clique aqui); e no número 22, Marcelo Justo e Denise Kassama trouxeram lições de economia solidária de Paul Singer (clique aqui).