Quem serão os vencedores do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas?

Em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária, o Cofecon realizará a live Conjuntura da Economia Solidária no Brasil e o papel do Instituto Paul Singer, no dia 15 de dezembro, às 16 horas. No evento, serão anunciados os vencedores da primeira edição do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas. A iniciativa, uma parceria entre o Cofecon e o Instituto Paul Singer, reconhece projetos de economia solidária no formato de projetos de extensão, preferencialmente em incubadoras universitárias.  

Os trabalhos foram divididos em duas categorias: Incubação de Projetos, com prêmio de R$ 4 mil para o ganhador; e Assessoramento de Projetos, com prêmio de R$ 6 mil para o primeiro colocado. “Os projetos apresentados são de excelente qualidade, mostrando que realmente fazem a diferença na região e causam impacto econômico”, comenta a coordenadora do grupo de trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva. “A continuidade do Prêmio Paul Singer dará visibilidade a essas práticas, que estão mudando a realidade local em várias partes do País”. 

Paul Singer 

Nascido na Áustria, Singer chegou ao Brasil em 1940, aos oito anos, devido à perseguição aos judeus depois que a Áustria foi anexada à Alemanha nazista. Graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo, em 1959. Singer foi professor na Universidade de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Exerceu o cargo de Secretário do Planejamento do Município de São Paulo (1989-1992). Em 2003, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES no Ministério do Trabalho e Emprego, cargo em que permaneceu até 2016. Em 2011 apresentou suas ideias a respeito dos bancos comunitários – que ele considerava instrumentos importantes para a erradicação da miséria. Dedicou as últimas décadas de sua vida ao estudo da economia solidária. Faleceu em 16 de abril de 2018, aos 86 anos. 

Origem do Dia Nacional da Economia Solidária 

O Dia Nacional da Economia Solidária foi criado em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944. Chico Mendes ficou conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, através da conscientização das empresas em preservar a floresta nativa.