Setor de serviços gera 57% dos empregos em outubro

O conselheiro federal Carlos Eduardo Jr. participou do programa Dia a Dia, uma parceria do Corecon-SP com o Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, e explicou sobre o setor de serviços e a sua importância. Em outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), essa área obteve um saldo positivo com 57% dos empregos formais.  

Carlos contou que esse segmento é “extremamente relevante”, compondo 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “No período de pandemia, esse setor foi o que mais sofreu com queda, impactando, portanto, muito na economia brasileira”, disse. 

O economista também comentou que o endividamento inibe o crescimento desse setor, pois as pessoas com dívidas mudam hábitos, consomem menos, não investem tanto em lazer e reduzem gastos. Uma proposta para esses casos é a renegociação das dívidas, a fim de fomentar novamente o crescimento da economia. 

Além dos recentes dados divulgados pelo Caged, Carlos Eduardo também conversou com o jornalista Deto Vale sobre sua trajetória nas Ciências Econômicas. Para conferir a participação completa do conselheiro no programa Dia a Dia, acesse o player abaixo:  

Leia a nota econômica do economista na íntegra: 

No total de empregos no mês de outubro de 2022, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 91.294 mil, ou seja, 57% dos empregos formais. 

O Brasil passou a ter 159.454 mil trabalhadores com carteira assinada em outubro de 2022. No mês, os dados divulgados pelo Caged mostram saldo positivo na geração de vagas em quatro dos cinco grupos de atividades pesquisados. O desempenho foi novamente puxado pelo setor de serviços no mês, com a criação de 91.294 postos formais. 

O ritmo de geração de empregos formais desacelerou na passagem do terceiro para o quarto trimestre. Segundo os dados do Caged, foram criadas 159 mil vagas de trabalho formal em outubro, abaixo das expectativas. Descontados os efeitos sazonais, esse resultado equivale a 65 mil novas vagas, após 130 mil observadas no mês anterior. 

Em outubro, o rendimento médio do trabalho no setor de serviços alcançou R$ 1.981,39. Os salários pagos nos serviços foram 14,8% superior à média da economia e 16,6% maiores que os da indústria de transformação.