Homenagens a Celso Furtado marcam falas de abertura do XXVII SINCE

A cidade de João Pessoa recebeu na noite desta quarta-feira (02) a solenidade de abertura do XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE). Cerca de trezentas pessoas entre economistas, estudantes, professores, autoridades e demais interessados participaram do evento, realizado na Universidade Maurício de Nassau (Uninassau). Nas falas dos integrantes da mesa de abertura, um ponto comum foram as homenagens ao economista paraibano Celso Furtado.

Em sua fala de abertura, o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, ressaltou a importância do evento – cancelado em 2020 devido às medidas de isolamento social para combater a pandemia de Covid-19. “Não significa que o Sistema Cofecon/Corecons tenha permanecido inerte por causa da dificuldade dos encontros presenciais. Fizemos muitas atividades on-line, workshops, cursos e seminários, e até mesmo o Congresso Brasileiro de Economia”, destacou. “Os eventos realizados nos últimos três anos revelaram uma contribuição ao debate dos grandes temas nacionais. Entendemos que este é o nosso papel”.

Ao analisar a economia brasileira, Lacerda mencionou alguns indicadores que tiveram melhoras recentes, mas destacou que o deficit social ainda é imenso. “Hoje 33 milhões de brasileiros passam fome, 120 milhões sofrem de insegurança alimentar e 24 milhões estão excluídos do mercado de trabalho. Além da questão social e ética, há uma questão econômica, que é a subutilização da capacidade de desenvolvimento”, argumentou. “É preciso reconstruir a nação e a governança política, o respeito ao meio ambiente, à liberdade democrática e à constituição. Isso é o que pode garantir o desenvolvimento na sua acepção mais ampla, como dia Celso Furtado, que desenvolvimento é ser dono do próprio destino”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município de João Pessoa, João Bosco Ferraz, trouxe a mensagem do prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena. “Esta é uma cidade com 830 mil habitantes, que se preparou há dois anos para recebê-los, onde comemoraríamos o centenário de Celso Furtado”, comentou o economista, em referência à edição do evento, adiada para 2022, em virtude da pandemia. “O prefeito tem se dedicado a fazer com que vocês se sintam acolhidos. Ele priorizou a saúde e se debruçou sobre a questão da vacinação, junto com o governo estadual. Ele sempre tem repetido que cuida para que esta cidade seja tão boa para quem reside aqui, porque será ótima para quem aqui nos visita”.

A deputada estadual Pollyana Dutra saudou os presentes “em nome da mulher sertaneja” – ela que é nascida em Pombal, mesma cidade de Celso Furtado. “É importante ter um grupo de economistas do Brasil todo para discutir nosso país, nosso destino. O que seria de nós, na política, sem a participação dos economistas? Os documentos que produzimos precisam da participação da academia, dos Conselhos, dos economistas, para que sejam eficientes para a população”, destacou. “Termino com uma frase importante: só haverá verdadeiro desenvolvimento onde houver um projeto social subjacente, onde aconteça a participação de todos, de mulheres, de negros, de economistas. Todos importamos e temos algo a acrescentar”.

Francisco Petrônio Rolim, secretário executivo de Parcerias Público-Privadas no governo da Paraíba, abordou a importância do planejamento no estado, que alcançou nota AA+ dada pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s. “Este evento também homenageia Celso Furtado, paraibano ilustre que tanto se preocupou com o desenvolvimento regional. Não se chega ao desenvolvimento senão com a preocupação com todas as regiões do país. No seu tempo, embora tenha sido um paraibano além do seu tempo, ele se preocupou em criar a Sudene com este propósito”, expressou. “A Paraíba saúda a todos os presentes e diz que acredita no estudo econômico porque de outra forma não se avança, e esse avanço se traduz na melhoria de vida”.

Celso Mangueira, coordenador do evento, contou como se deu a iniciativa de levar para João Pessoa o XXVII SINCE. O Corecon-PR, que também era candidato a sediar a edição de 2020, abriu mão para que o evento pudesse fazer parte das comemorações do centenário de Celso Furtado. “A escolha do tema mostra o compromisso do economista com a realidade econômica, social e ambiental. É uma oportunidade ímpar para os profissionais discutirem os aspectos da conjuntura e os instrumentos da ciência econômica para a retomada do desenvolvimento. O SINCE chega a João Pessoa, capital nacional dos economistas”, comentou.

Francisco Nunes, presidente do Corecon-PB, falou do momento pós-eleitoral e da superação da crise vivida pelo Brasil. “Falaremos sobre a superação da crise e retomada do desenvolvimento”, expôs Nunes. “Nos últimos três meses coordenamos, junto com 40 lideres empresariais, uma agenda de desenvolvimento da Paraíba e apresentamos aos dois candidatos no segundo turno para o governo do estado. Estaremos sempre à disposição no sentido de dar esta contribuição no momento em que o Brasil precisa repensar estrategicamente suas políticas e colocar fim aos resquícios desta crise”.

A solenidade de abertura e a palestra magna do evento podem ser assistidas clicando AQUI.