Eleições do Sistema Cofecon/Corecons: perguntas frequentes

As eleições dos Conselhos Regionais de Economia estão se aproximando e, para fortalecer a democracia no Sistema Cofecon/Corecons, precisamos da participação de todos. Pensando nisso, elaboramos uma série de perguntas e respostas sobre o processo eleitoral. Leia, informe-se e vote.

Se, depois de tudo, ainda houver alguma dificuldade para alterar a senha, acessar a área específica ou para concluir seu voto no site votaeconomista.org.br, disponibilizamos um número para atendimento durante as eleições. Ligue 0800 941 3003 e tire suas dúvidas. Não fique sem votar!

Perguntas frequentes:

1 – Quando serão realizadas as eleições?

As eleições acontecerão entre 27/10/22, a partir das 8h, e 31/10/22, até as 20h (horário de Brasília), exclusivamente pela Internet, por meio do site www.votaeconomista.org.br.

2 – Quem poderá votar?

Profissionais registrados e em dia com suas obrigações perante o Conselho Regional de Economia (Corecon). Além disso, o cadastro profissional deve estar atualizado junto ao órgão.

3 – Como é o processo de votação?

A partir do dia 21/10/2021, acesse o site www.votaeconomista.org.br. A votação se dará por meio de login (CPF) e senha previamente cadastrada. Ao acessar o site, clique em “Vote aqui”. O sistema irá direcionar você às etapas da votação.

4 – Quais os passos para o cadastramento da senha de acesso à votação?

1)    Acesse o site www.votaeconomista.org.br e selecione a opção “Obter minha senha de votação”.
2)    Leia o Termo de Consentimento, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados, e selecione a opção “Concordo”. Informe o número do CPF, selecione a opção “Não sou um robô” e clique em “Iniciar criação de senha”.
3)    Na tela da confirmação positiva, responda às perguntas apresentadas, conforme seus dados cadastrados no Corecon. Por fim, marque “Validar Informações”.
4)    Para criar e validar a sua senha de votação, será necessário escolher entre o e-mail e o telefone celular que está cadastrado no Corecon. Se a opção for o e-mail, será enviado um link que, acionado, abrirá a página para a conclusão da criação da senha. Se a opção for SMS, será enviado um código para continuar o procedimento de criação de senha.
5)    Em ambos os casos, digite a senha de sua preferência e clique em “Confirmar”. Essa será sua senha definitiva para o processo de votação. Caso perca ou necessite trocar a sua senha, retorne ao item 1 e repita o processo.

5 – O voto é obrigatório?

Não.

6 – Quem não poderá votar?

Não votam os profissionais inadimplentes; os economistas que negociaram débitos, mas estão com parcelamento em aberto; os profissionais suspensos ou que estejam em processo de cancelamento ou suspensão de registro.

7 – Meu nome não consta no Colégio Eleitoral. O que devo fazer?

Consulte o Corecon em que você está inscrito para verificar a existência de problemas em seu registro e/ou de débitos perante o órgão.

8 – Não consigo gerar a senha. O que devo fazer?

A partir de 21/10/2022, acesse o site www.votaeconomista.org.br e clique em “Fale conosco”, para atendimento via chat. A partir da mesma data, será disponibilizado atendimento telefônico mediante chamada gratuita. O número será informado diretamente no site.

9 – Não tenho computador, nem acesso à Internet. Como poderei votar?

O eleitor poderá votar de qualquer computador, smartphone ou tablet conectado à Internet.

10 – É possível votar na sede do Corecon ou na Delegacia Regional?

Não. A Resolução nº 2.068, de 10 de maio de 2021, instituiu procedimentos excepcionais para o pleito eleitoral de 2021, em atendimento às recomendações sanitárias para evitar aglomerações.

Caso ainda tenha dúvidas, confira o vídeo tutorial das eleições:

Participe do processo eleitoral do Sistema Cofecon/Corecons e fortaleça a profissão!