IPCA-15 tem queda de 0,37% em setembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – considerado a prévia da inflação oficial do país – teve queda de 0,37% em setembro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a segunda taxa negativa seguida no país. O índice negativo é afetado principalmente pela queda no valor dos combustíveis. Para a conselheira do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Ana Cláudia Arruda, apesar da inflação ficar abaixo da previsão, ela ainda se mantém elevada.  

“Recentemente, nós tivemos uma redução da inflação em função da redução do ICMS sobre os combustíveis e sobre eletricidade”, explica. “O que nós temos, portanto, com essa política de ajustamento via taxa de juros, é um desincentivo à produção.” 

Apesar da queda, apenas três grupos de produtos e serviços dos nove pesquisados tiveram queda em setembro. O grupo dos transportes, por exemplo, registrou recuo de 2,35% nos preços.  

Além do transporte, também registraram queda nos preços os grupos de comunicação, com uma queda de 2,74%. O grupo de alimentação e bebidas representou -0,47%. O resultado de setembro do IPCA-15 acumula alta de 4,3% e em 12 meses de 7,96%.  

Para escutar a matéria na íntegra, clique aqui