Intercâmbio profissional, acadêmico e cultural entre Brasil e Portugal

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, reuniu-se em Lisboa, no último dia 20, com o bastonário da Ordem dos Economistas de Portugal, António Mendonça e o também dirigente da entidade António Rebelo de Sousa (foto). O encontro tratou de um protocolo de entendimentos visando intercâmbio de temas profissionais, acadêmicos e culturais de interesse mútuo entre os dois países. 

Sob o ponto de vista profissional busca-se entendimento para que o Cofecon e a Ordem venham a estabelecer as condições para que economistas registrados em uma das instituições sejam admitidos na outra. A medida visa implementar o cumprimento do Artigo 46 do Decreto 3.927/2001 (tratado de amizade entre Brasil e Portugal), que estabelece que os nacionais de um país poderão aceder a uma profissão e exercê-la no território do outro país. 

Na ótica acadêmica o objetivo é a realização de eventos: congressos, simpósios e seminários sobre temas de interesse do Brasil e Portugal, como política econômica, experiências de integração e desenvolvimento e pensamento econômico. 

No âmbito cultural, a parceria visa o incremento do intercâmbio histórico, literário e demais artes dos países. 

Os próximos passos para a consolidação do objetivo em tela serão conduzidos em reuniões virtuais envolvendo dirigentes das duas entidades para a definição de uma agenda de ações conjuntas.