Cofecon promove terceira oficina gratuita sobre Economia da Oralidade

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) promove a oficina gratuita “Introdução à Economia da Oralidade” nos dias 12, 19 e 26 de setembro e 3 de outubro. Neste terceiro módulo, serão quatro encontros, segundas-feiras, das 16h às 17h, ministrados pelo economista e jornalista Jorge Cury Neto. A transmissão ao vivo é pelo canal no YouTube do Cofecon.  www.youtube.com/c/Cofecon 

A economia da oralidade é um campo que trata da expressão oral como elemento econômico. Como campo do conhecimento, é dedicado ao estudo transdisciplinar aplicado ao pleno uso econômico da oralidade e suas implicações sociais, políticas, culturais, tecnológicas e educacionais. Já o processo de voice design é a aplicação prática da economia da oralidade, o projeto e planejamento da voz e, por extensão, o planejamento do ato de fala capaz de gerar credibilidade e consequentes resultados econômicos. 

Aula 1: 12 de setembro, 16h  

Abordará os princípios econômicos do diálogo, consciência participativa pela construção do conhecimento econômico entre o indivíduo e o coletivo na busca da unidade.  

Aula 2: 19 de setembro, 16h 

Tratará sobre a circularidade da oralidade, linearidade da escrita e hipertextualidade do digital. 

Aula 3: 26 de setembro, 16h 

A temática será docência dialogada na construção coletiva de conhecimento, na internalização do conhecimento pelo ato de fala do discente e consciência da singularidade de cada evento educativo.  

Aula 4: 3 de outubro, 16h 

Será apresentado um paralelo entre os códigos algorítmicos e os linguísticos, a programação da oralidade para alcançar o resultado projetado e a tecnologia da oralidade aplicada ao Metaverso. 

Os interessados em participar devem se inscrever na plataforma EAD do Cofecon. Ao final, os alunos receberão certificado emitido pelo Cofecon.  

Perdeu os outros módulos? Confira: 

A qualificação “introdução à Economia da Oralidade” faz parte do Programa EAD para Economistas. Os outros dois módulos podem ser acessados no YouTube do Cofecon. Foram abordadas temáticas como Projeto Experimental: Truth News – apresentação, do caos ao logos, da semente à semântica; o legado de Adam Smith na Economia da Oralidade, a teoria dos sentimentos morais e a riqueza das nações; estrutura de diálogo, tese, antítese e síntese, e o discurso como ativo socioeconômico; design da vocalização, da síntese e da oralidade, e sobre conhecimento, habilidade e atitude no ecossistema. 

Para conferir as outras oficinas, acesse a playlist do Cofecon no YouTube:

Palestrante 

Formado em Ciências Econômicas pela FESP, em Comunicação Social, habilitação em jornalismo pela PUC-PR e Formação e Certificação Internacional em Coaching pela SLAC. Desde 1972 atua como radialista, jornalista e pesquisador do uso da oralidade na comunicação social.Em 1996 fundou a Central de Radiojornalismo, a primeira agência de notícias do rádio brasileiro. Em 2013 fez apresentação oral de um trabalho científico “Voice Design, o Poder da Palavra Falada Aplicada” no 19o CIAED – Congresso Internacional de EaD, realizado em Salvador. No ano seguinte, no 20o CIAED em Curitiba fez apresentação especial sobre o tema “Instructional Voice Design “, em 2019. apresentação de painel sobre Economia da Oralidade do XXIII Congresso Brasileiro de Economia realizado pelo Corecon – Santa Catarina, em Florianópolis e no 25o CIAED em Poços de Caldas no 25o CIAED em Poços de Caldas, o trabalho científico “Economia da Oralidade aplicada à Educação a Distância”. Ministrou oficinas em EaD pelo Conselho Federal de Economia em 2020 e 2021, ano em que proferiu palestra sobre o tema Economia da Oralidade no XXIV Congresso Brasileiro de Economia realizado pelo Corecon – São Paulo.