Nota econômica semanal do conselheiro Carlos Eduardo Oliveira Jr

Setor de serviços lidera a geração de empregos em julho

O total de empregos no mês de julho de 2.022 no CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 81.873 mil ou seja 37,4% dos empregos formais.

O Brasil passou a ter 218.944 mil trabalhadores com carteira assinada a em julho de 2.022. No mês os dados divulgados pelo Caged a houve saldo positivo na geração de vagas nos cinco grandes grupos de atividades pesquisados.

O resultado positivo no saldo líquido de empregos formais na primeira metade do ano está associado ao retorno das atividades presenciais e às medidas de estímulo ao consumo, como saque extraordinário do FGTS e a antecipação do 13º pelo INSS.

Em julho, o saldo foi positivo nos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas, com destaque para o setor de serviços (81,9 mil), impulsionado pelo grupamento formação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (37,9 mil).

Os serviços foi o setor que mais contratou em 2022, o setor tem um saldo positivo no ano que ultrapassa 870 mil vagas. Nos próximos meses, temos uma questão de aumento de juros bem forte atingindo a economia, que deve afetar tanto comércio quanto serviços, gerando saldos menores no global.

A desaceleração na geração de vagas de serviços é o principal destaque do resultado, essa desaceleração, de certa forma, era previsível, tanto pelo aumento dos juros quanto pelo setor já ter recuperado um pouco o tempo perdido nos últimos dois anos.