Aplicações contemporâneas da economia comportamental

Por Flávia Ávila

1. O que é economia comportamental e do que se trata
A economia comportamental tem ganhado destaque por meio de suas contribuições teóricas e empíricas nos últimos anos. Antes tratada como uma área marginal da economia, hoje já demonstra resultados robustos em setores que se estendem desde sustentabilidade, até hábitos de consumo, desenvolvimento de produtos e serviços públicos e privados, educação, direito, segurança, privacidade, bem-estar e, recentemente, fortes contribuições para adesão e distribuição de vacinas em tempos de pandemia.

Um marco importante para o campo foi o lançamento do livro “Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade”, por Richard Thaler e Cass Sunstein, em 2008. O termo “nudge” significa, em tradução livre, um “empurrãozinho”. Em termos práticos, é uma intervenção comportamental, que tem como objetivo mudar o contexto em que uma decisão é tomada, sem impedir a liberdade de escolha, nem afetar incentivos econômicos, semelhante a
um GPS, por exemplo. O usuário do GPS escolhe o ponto de partida e de chegada e o software identifica a melhor rota, de maneira transparente e sem retirar a liberdade de escolha do usuário de não seguir a rota sugerida. O GPS apenas facilita o caminho.

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