Um sobrevoo à “Meritocracia de Laços”

Por César Locatelli

O que determina a ascensão de economistas a posições de poder e prestígio no Brasil? Seus méritos e conhecimentos?
Suas diferentes dotações de capitais sociais, econômicos, culturais, simbólicos, políticos, etc.? Seus laços sociais com outros economistas? Suas ligações com instituições e governos alienígenas? Suas confluências de interesses com detentores de poder?

Para entender tais processos, Elisa Klüger, em sua extensa pesquisa para construção de sua tese de doutorado, Meritocracia de laços: gênese e reconfigurações do espaço dos economistas no Brasil, começou por investigar os laços familiares dos economistas que chegaram a altos cargos da administração pública, de instituições públicas e privadas, com influência nos rumos das políticas adotadas no País. Pesquisou as ligações construídas nos anos de graduação e pós-graduação e no trabalho, especialmente em universidades, centros de pesquisa e no setor público.

Para compor a narrativa histórica, ela mesclou os dados obtidos em cerca de 50 entrevistas com outros disponíveis em fontes secundárias como biografias, dicionários histórico-biográficos, DVDs comemorativos, etc.

Para continuar a leitura, clique abaixo: