Cofecon homenageia Rômulo Almeida no Dia do Economista

Você sabe o que a Petrobras, as reformas do setor elétrico, a criação do atual BNDES e tantas outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento brasileiro têm em comum? A participação do economista Rômulo Almeida.

Em comemoração ao Dia do Economista, no dia 13 de agosto, às 16h, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) organiza a transmissão ao vivo do debate sobre a obra “O Brasil desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida”, do historiador e economista Alexandre de Freitas Barbosa, que é o convidado do encontro.  A apresentação será do presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, e a mediação da conselheira federal Ana Cláudia de Arruda Laprovitera.

Rômulo Almeida, personagem central do livro que trata sobre o desenvolvimentismo no Brasil, foi o chefe da Assessoria Econômica da Presidência da República no segundo governo de Getúlio Vargas.  De seu trabalho, nasceram as principais iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico que caracterizaram esse período, como a criação da Petrobras, as reformas do setor elétrico, a criação do BNDE (hoje Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES), do Banco do Nordeste do Brasil e da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia. Na Bahia, participou da idealização do polo petroquímico de Camaçari e do centro industrial de Aratu.

Decifrar a trajetória do economista baiano Rômulo Almeida foi o desafio enfrentado pelo autor Alexandre de Freitas na obra. Não quer perder o debate? Participe clicando aqui! Onde tem desenvolvimento tem um economista.

Convidado

Alexandre de Freitas Barbosa é Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). É bolsista produtividade do CNPq nível 2 e coordenador do núcleo temático “Repensando o Desenvolvimento” do LabIEB (Laboratório Interdisciplinar do IEB). Publicou em 2021 os seguintes livros: “O Brasil Desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida: projeto, interpretação e utopia” (Editora Alameda); e “Um nacionalista reformista na periferia do sistema: reflexões de economia política” (Editora Fino Traço).

Apresentação

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP. A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lacerda é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os livros, destacamos “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, “Desnacionalização” – vencedora do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia -, “O Mito da Austeridade”.

Mediação

Ana Cláudia Arruda Laprovitera é economista. Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais/Cedeplar e doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Urbano pela UFPE. Foi presidente do Corecon-PE nos períodos de 2015-2016 e de 2018-2020 e hoje é conselheira federal do Cofecon. Ana Cláudia foi analista em planejamento e gestão estratégica do Sebrae por 26 anos. É professora adjunta do departamento de Economia da Universidade Católica de Pernambuco e coordena o MBA de Economia da Católica Business School.