Oficina gratuita de Economia Política

Em comemoração ao Mês do Economista, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) promoverá uma série de lives especiais. A data, comemorada em 13 de agosto, é usada para ressaltar ainda mais a importância do economista: um profissional que compreende a forma como as sociedades usam seus recursos materiais e auxilia no seu desenvolvimento.

O primeiro evento virtual confirmado é a Oficina de Economia Política, com Rosa Maria Marques, nos dias 3 e 10 de agosto, às 16h.

Rosa é professora titular de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política. É autora de vários artigos e livros no campo da economia brasileira, capitalismo contemporâneo e políticas sociais.

Para participar das transmissões e garantir o certificado, inscreva-se clicando aqui. Cada aula terá duração média de 1h15. Abaixo, confira os temas de cada encontro:

1ª aula – 3/8

A dominância do capital portador de juros

Bibliografia: O capitalismo em crise, Nakatani, Paulo e Marques, Rosa Maria. São Paulo, Expressão Popular, 2020 (há ebook), especialmente os capítulos 2 e 3.

2ª aula – 10/8

O Estado e o neoliberalismo

Bibliografia: Capítulo 2 do livro Pandemias, Crises e Capitalismo, Marques et alli, Expressão Popular, 2021.

Capitalismo e meio ambiente

Bibliografia: Capítulo 7 do mesmo livro.