Aquino explica “efeito cascata” causado pelo aumento da energia

O conselheiro federal Fernando de Aquino Fonseca Neto, coordenador da comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia (Cofecon), falou ao portal R7 sobre a repercussão da fala do Ministro da Economia, Paulo Guedes, que questionou “qual é o problema” de a energia ficar um pouco mais cara. Aquino explicou que o aumento no custo da energia provoca um “efeito cascata” no bolso dos consumidores, pois “vários itens produzidos têm a energia elétrica como um dos custos mais importantes”.

“Essa variação afeta diretamente o preço da cesta de consumo das famílias em geral, que é um bem que tem um peso grande no consumo mensal, sobretudo nas famílias de menor renda, o que vai resultar em uma redução do poder aquisitivo e impactar outros preços da economia”, explicou Aquino.

O coordenador da comissão de Política Econômica ressaltou ainda que esse efeito em toda a cadeia produtiva tende a resultar em novos aumentos da taxa Selic e impactar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB). “Com essa pressão inflacionária, o Banco Central tende a subir a taxa de juros, o que é um motivo para desincentivar um crescimento econômico maior”, disse.

Para conferir a matéria completa no portal R7, clique aqui.