Cofecon lança prêmio Mulher Economista 2022

O Conselho Federal de Economia lança a edição 2022 do prêmio Mulher Economista, entregue pela primeira vez no ano passado. Os Conselhos Regionais de Economia e os conselheiros federais poderão indicar, até o dia 28 de junho, dois nomes cada, a fim de compor uma lista prévia de candidatas selecionáveis para o prêmio. A Comissão Mulher Economista também será responsável pela indicação de dois nomes.

O prêmio Mulher Economista é uma iniciativa da Comissão da Mulher Economista, coordenada pela conselheira federal Mônica Beraldo. Os Corecons, conselheiros federais e a Comissão receberam um ofício circular contendo os procedimentos para a votação.

A partir da lista de candidatas selecionáveis, o plenário do Cofecon escolherá 10 delas e enviará os nomes aos Conselhos Regionais de Economia. As três mais votadas pelos Corecons concorrerão ao prêmio, que será decidido por meio de votação pelo plenário do Cofecon.

Vencedoras anteriores

Em 2020, a ganhadora do prêmio Mulher Economista foi a professora Denise Lobato Gentil. Graduada em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará, possui mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada do Instituto de Economia da UFRJ nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público e realiza pesquisas na área de macroeconomia, com concentração em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico.

Em 2021 o prêmio foi entregue a Esther Dweck, que, tal como sua antecessora, é Professora Associada do Instituto de Economia da UFRJ. Possui doutorado em Economia pela UFRJ, com período-sanduíche na Scuola Sant’Anna, em Pisa, Itália. Tem experiência nas áreas de economia do setor público, crescimento e desenvolvimento econômico. Atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e gestão como chefe da assessoria econômica (2011-2014) e Secretária de Orçamento Federal (2015-2016).

Tânia Bacelar, uma precursora do prêmio

Em 2019, antes da formalização do prêmio por parte do Cofecon, a economista Tânia Bacelar chegou a ser homenageada como “Mulher Economista Destaque” por parte do então Grupo de Trabalho Mulher Economista. A homenagem se deu durante o Congresso Brasileiro de Economia, em que Tânia também recebeu o prêmio Personalidade Econômica do Ano 2018.

Tânia Bacelar possui Diploma de Estudos Aprofundados – D.E.A. e Doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Foi Diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, Secretária de Planejamento do Município do Recife e Secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. Desenvolveu trabalhos de consultoria e pesquisa para diversas instituições internacionais e nacionais, entre as quais se destacam: IICA, PNUD, BID, OIT, IPEA. Foi Professora do Departamento de Economia da UFPE, da UNICAP e de cursos de pós graduação na UFMA e no NAEA-UFPA. Foi Presidente do Corecon-PE e Conselheira do Cofecon. É Professora da Pós-graduação em Geografia da UFPE e Sócia da Consultoria Econômica e Planejamento (CEPLAN).