Cofecon apoia evento e fará parte da mesa de abertura no seminário internacional sobre financiamento

A Câmara dos Deputados realizará no dia 21 de junho, terça-feira, às 9:30, o seminário internacional “O papel do financiamento na retomada do crescimento da economia brasileira”. O evento ocorrerá no Auditório Freitas Nobre, no Anexo IV, e o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, é presença confirmada na mesa de abertura.

No requerimento, a deputada Perpétua Almeida argumenta que a economia brasileira, desde 2015, vem alternando recessão e baixo crescimento, e que mesmo que haja um cenário positivo para exportações de commodities agrominerais, o cenário econômico interno tem sido de incerteza quanto ao horizonte da retomada sustentável do crescimento.

“Para sair deste quadro de indeterminação e anomia econômica, discutir e avaliar potencialidades e limitações nas operações correntes do sistema financeiro nacional e internacional em atividade no Brasil se mostram essenciais para a busca de saídas à crise”, expressou a deputada. Ela também chama a atenção para a importância dos bancos nacionais e subnacionais de desenvolvimento e para o papel do mercado de capitais, cujo suporte à economia de baixo carbono vem crescendo.

A programação

Alguns dos palestrantes anunciados são Barry Einchengreen, Economista, Professor de Economia e Ciência Política da Universidade de Berkeley e ex-Consultor Sênior de Políticas do Fundo Monetário Internacional; Stephany Griffith-Jones, Economista, Professora Emérita do IDS, University of Sussex e Diretora de Mercados Financeiros da Initiative for Economic Policy Dialogue da Columbia University; Luiz Gonzaga Belluzzo, Professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), Ex-Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; entre outros.

O seminário terá as seguintes mesas de debate:

  1. Mudanças na Arquitetura Financeira Internacional e o Financiamento do Desenvolvimento (Mesa de abertura temática)
  2. O papel dos Bancos de Desenvolvimento (nacionais e multilaterais) na retomada do crescimento da economia brasileira
  3. Instituições financeiras de desenvolvimento subnacionais, pacto federativo e a agenda do desenvolvimento regional
  4. Bancos comerciais no financiamento do setor produtivo e missão social
  5. O papel do Mercado de capitais na agenda do desenvolvimento sustentável

A realização será de maneira presencial, mas também haverá transmissão on-line pelo portal da Câmara dos Deputados. Ao final do evento haverá a distribuição de certificado assinado, podendo ser físico ou enviado por e-mail.

As inscrições poderão ser feitas clicando AQUI.

Confira a programação completa clicando AQUI.