FEA/USP lança livro comemorativo dos seus 75 anos

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) realizou, na última quarta-feira (18), a cerimônia de lançamento do livro comemorativo dos 75 anos da entidade. A obra, que tem 616 páginas, foi organizada pelo professor Alexandre Macchione Saes e tem como título “A História da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo nos anos 1981-2021”.

 

O livro apresentado na última semana dá sequência ao trabalho realizado pela professora Alice Piffer Canabrava – que, em 1981, por ocasião dos 35 anos da instituição, organizou “História da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1946-1981)”. A obra coordenada por Macchione Saes, editada pela Narrativa Um, abrange os 40 anos seguintes da FEA/USP.

 

O livro está dividido em nove partes. A primeira traz uma visão dos 75 anos de história da FEA/USP. A segunda aborda as diferentes gestões do período, contendo textos de diretores da instituição. A terceira está focada nos diferentes departamentos (Administração, Economia e Contabilidade). A quarta e a quinta abordam, respectivamente, a graduação e a pós-graduação. A sexta tem como tema a FEA e os desafios da Universidade do Século XXI. A sétima traz um perfil do corpo discente, a oitava aborda as diferentes Fundações – entre elas a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) – e a nona aponta para o futuro, na direção dos 100 anos da instituição.

 

FEA/USP, 75 anos

 

A FEA/USP foi criada em 1946, com o nome de Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA), oferecendo os cursos de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuariais. Uma reforma promovida em 1964 reorganizou a Faculdade em cinco cursos (Economia, Contabilidade, Ciências Atuariais, Administração de Empresas e Administração Pública). E em 1966 a FCEA passou a oferecer o curso de pós-graduação em Economia.

 

Ainda nos anos 60, a reforma estrutural da USP mudou o nome da faculdade para Faculdade de Economia e Administração (FEA), criando os departamentos de Economia, Administração e Contabilidade. Em 1970 a FEA/USP mudou-se para seu atual endereço, a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, e passou a oferecer também cursos de pós-graduação em Administração e Contabilidade. E em 1973 foi criada a FIPE.

 

Já em 1990, a faculdade foi renomeada como Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e em 1992 foi criada a FEA/Ribeirão Preto, inicialmente subordinada à FEA da capital paulista.