Clovis Meurer: “South Summit 2022 foi um marco”

Nos dias 04 a 06 de maio foi realizado, em Porto Alegre, o South Summit, encontro que reúne empresas, startups e empreendedores e a comunidade de investidores para criar oportunidades de negócios. O conselheiro federal Clovis Meurer, especialista em private equity e venture capital e superintendente da CRP Participações, esteve no evento e falou a respeito para a coluna Economia em Dia.

Qual a importância, para a cidade e para o Rio Grande do Sul, de eventos como o South Summit, ocorrido em Porto Alegre?

O South Summit Brasil, realizado nos dias 04, 05 e 06 de maio último, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, já foi objeto de ampla divulgação, e repercutiu positivamente para todos os setores da sociedade que se envolveram, como governo, academia, imprensa, empresários e, principalmente, para uma geração de empreendedores, ávidos por mostrar seus projetos com inovações, de forma que pudessem interessar a um mercado consumidor e a convencer investidores. Foi, sem dúvida, um marco para a cidade de Porto Alegre e para o estado do Rio Grande do Sul.

De que forma esta edição do South Summit pode servir como um divisor de águas na área da inovação?

A estatística impressiona, tanto pelo número de participantes, painelistas e palestrantes, como pelas inovações apresentadas, vindas das mais diversas regiões do Estado, do Pais e do exterior. Porto Alegre e região já têm excelentes ambientes de negócios, centros tecnológicos, hubs de inovação, etc. Mas o South Summit 2022 foi um divisor de águas, colocando a cidade e a região como um centro mundial para atrair mais ciência, tecnologia, criação e processos colaborativos nos negócios, não só com as startups mas com os mais diversos portes de empresas e setores da economia.

Quais as consequências dessa iniciativa no meio profissional da Economia?

Para os economistas abre-se um mercado ainda maior de trabalho, de participação em projetos, em organização de negócios, discussões da viabilidade dos empreendimentos, avaliações e retornos dos investimentos, quer financeiros, quer de conhecimento, educação e bem estar da sociedade. Por último, cabe destacar que os três dias de muita energia positiva do evento foram turbinados pelo local utilizado do Cais Mauá – ainda não 100% – mas com um Guaíba ao lado, que agradou e inspirou a muitos participantes. Parabéns a todos envolvidos!

Sobre o South Summit

O evento foi criado junto ao IE Business School por María Benjumea (que ainda é diretora do South Summit), num momento caracterizado por estagnação econômica e retração nos negócios. A aposta no empreendedorismo e inovação para superar este quadro motivou a realização da primeira edição do Spain Startup & Investor Summit, em Madri, no ano de 2012, como uma plataforma que combinasse a oportunidade de mostrar talentos e fazer negócios.

Em 2014 o evento teve o nome mudado para South Summit ao abrir-se para mercados internacionais, em especial na América Latina e no sul da Europa. Um dos pontos altos da programação é a competição de startups. Em 2022, pela primeira vez, foi realizada uma edição no Brasil, com participantes de mais de 50 países e cerca de 20 mil visitantes.