Caravana popular pela soberania nacional

Reestatização de ativos estratégicos, fim da política de preços da Petrobras e fim do que classifica como mentira da Petrobras quebrada. Estas são as bandeiras do grupo Soberano Brasil, que está organizando uma caravana popular com o objetivo de informar acerca da necessidade de retomar a soberania nacional. 

A Petrobras quebrou? 

O economista Cláudio da Costa Oliveira considera a narrativa de que a Petrobras quebrou durante o governo Dilma como “a mãe de todas as mentiras”. Em artigo publicado no site, aponta que de 2006 (data a partir da qual há documentos disponíveis no site da empresa) a 2013 a companhia teve lucro, e que os prejuízos de 2014 e 2015 foram causados pelos chamados “impairments” – ajustes contábeis baseados em projeções futuras para câmbio e preço de petróleo. 

Oliveira argumenta ainda que a geração operacional de caixa da empresa sempre superou a marca de US$ 25 bilhões e tinha uma liquidez corrente superior a 1,5 – o que quer dizer que, para cada real que deveria pagar, sempre dispunha de mais de R$ 1,50 – e que a dívida da empresa sempre foi compatível com a capacidade de pagamento. “Quem diz que a Petrobras teve problemas financeiros mente”, escreveu o economista. 

Política de preços 

As críticas à política de preços da Petrobras aparecem no site do grupo Soberano Brasil não só na forma de artigos, mas também na forma de gráficos. Um link específico mostra a diferença entre o preço de paridade internacional e o preço praticado no Brasil. No dia 29 de abril, por exemplo, a gasolina está 6,52% acima do preço de paridade, enquanto o óleo diesel está 12,71% acima. 

Isso quer dizer que, mesmo com a aplicação da questionada política do preço de paridade internacional, o consumidor brasileiro deveria estar pagando menos do que paga atualmente pela gasolina e pelo óleo diesel. 

Caravana em duas etapas 

A caravana será realizada em duas etapas. A primeira delas terá início no dia 20 de maio, em Curitiba, em ponto de encontro a ser informado. Partindo da capital paranaense, seguirá pelo sul do Brasil, percorrendo cerca de 8,5 mil quilômetros durante mais de um mês e chegando, finalmente, a Brasília. 

Na segunda etapa, com data ainda a ser divulgada, partirá da cidade de São Paulo, passando pelo litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo e percorrendo em seguida os estados do Nordeste, antes de chegar à região Norte do País e rumando, novamente, para Brasília. 

O site Soberano Brasil pode ser acessado AQUI.