Serviços tem recuperação em 2021

A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) apresentou recuperação no ano de 2.021 foi de 10,9%, diante de um recuo de -7,8% em 2020. Conforme projetado no último Boletim Econômico CNS.

No último mês de 2021, o nível de atividade estava 6,6% acima do verificado em fevereiro de 2020, último mês antes de a covid-19 se abater sobre a economia brasileira.

O bom desempenho em 2021 se deve, em parte, pelo fato de o setor de serviços ter levado mais tempo em seu processo de recuperação, já que muitas de suas atividades dependem do contato presencial, na comparação com as retomadas vistas na indústria e no comércio varejista.

Nos primeiros meses de 2020, o setor de serviços foi duramente afetado em função da necessidade de isolamento social e do fechamento dos estabelecimentos que prestavam serviços de caráter presencial.

Por outro lado, a pandemia trouxe oportunidades de negócios para serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação, transporte de cargas, armazenagem, logística de transporte e serviços financeiros auxiliares, que tiveram ganhos mais expressivos e compensaram as perdas dos serviços de caráter presencial.

Confira na íntegra a nota: Nota Econômica PMS Janeiro 2022