Aquino fala sobre inflação à agência Radioweb

O conselheiro federal Fernando de Aquino foi ouvido pela agência Radioweb para falar sobre a inflação divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em 10,06% – a taxa mais alta dos últimos seis anos.

“Esta é uma taxa que já compromete muito o poder de compra daqueles agentes econômicos que não tem capacidade de recompor sua renda real facilmente, normalmente os setores mais vulneráveis, de mais baixa renda”, afirmou Aquino ao RW Dinheiro.

Questionado acerca dos fatores que alimentaram a inflação, o conselheiro explicou: “a taxa de juros estava bastante baixa, o que provoca uma saída de dólares para aplicar em outros países com remuneração maior, assim como as incertezas políticas concorrem para a saída de dólares. Isso aí é uma fonte de inflação”, comentou Aquino. “As matérias-primas importadas ficaram mais caras em real, o que aumenta o custo de produção e o custo em real”.

Além disso, os preços de energia e combustíveis também tiveram um grande impacto na inflação de 2021. “Houve um período de estiagem que reduziu a capacidade de geração de energia hidroelétrica e tivemos que lançar mão de formas de energia mais cara”, pontuou Aquino. “Tem também a política de preços da Petrobras, de reajustar os preços dos produtos internamente pela variação dos preços do dólar e dos preços internacionais do petróleo”.

A matéria pode ser acessada clicando AQUI.