Lacerda sobre cotação do dólar em 2022: “Não vejo muito espaço para alterações significativas”

Em matéria sobre perspectivas para o dólar em 2022, o portal UOL Economia reuniu especialistas para comentar o assunto neste domingo (2). A opinião do presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, e de outros economistas entrevistados, aponta um dólar cotado a R$ 5,55 no final de 2022.

Para eles, o aumento da taxa básica de juros, a Selic, vai ajudar o real. Contudo, esse fator deve ser anulado pela mudança da política monetária dos Estados Unidos, onde o banco central americano, Federal Reserve, vai retirar dinheiro de circulação e começar a subir juros. Os economistas também apontam que as eleições presidenciais no Brasil em 2022 podem criar um cenário de incertezas sobre economia, o que que pode resultar na redução da entrada de dólares e no estímulo pela busca por proteção na moeda americana.

“Por causa do cenário internacional, com preços ainda elevados de commodities, e aumento de juros no Brasil, o real poderia se valorizar. Mas o quadro eleitoral é sempre um fator de instabilidade. Portanto teremos muita volatilidade e não vejo muito espaço para alterações significativas no nível atual”, comentou Lacerda.

Confira a matéria na íntegra clicando aqui.