Retrospectiva 2021: Debates de conjuntura e Notas Oficiais

A Comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia realizou, ao longo de 2021, uma série de debates de Conjuntura Econômica, com a participação de convidados. Ao final de cada evento virtual, o Cofecon divulgou uma Nota Oficial, apresentando o posicionamento do plenário em relação aos diferentes temas. Os debates foram apresentados pelo presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, e mediados pelo conselheiro federal e coordenador da Comissão, Fernando de Aquino Fonseca Neto.

1. O mais visualizado

Os economistas Paulo Gala e Elias Jabbour comentam “Políticas de desenvolvimento para o Brasil”. O debate conta com 1.435 visualizações e pode ser acessado clicando aqui. A Nota Oficial com o mesmo tema foi divulgada em 23 de janeiro e pode ser acessada clicando aqui.

2. Um tema necessário e elucidador

Os economistas Marcos Lisboa e Simone Deos foram os convidados para falar sobre “Corte de gastos resolvem nossos problemas fiscais”. O debate contou com 986 visualizações no canal do Youtube do Cofecon e pode ser assistido diretamente clicando aqui. A Nota Oficial divulgada a partir do debate, foi publicada em 20 de março e pode ser acessada clicando aqui.

3. Um tema inspirador

Bidenomics e o Brasil foi o tema do último debate do ano e contou com as participações dos economistas Laura Carvalho e André Roncaglia e com o jornalista convidado, Fabio Graner, do Valor Econômico. O debate foi visualizado por mais de 500 pessoas. Para acessar, clique aqui. A Nota Oficial com o título Condições para superação do teto de gastos foi divulgada a partir do debate e pode ser lida clicando aqui.

4. Debate ainda muito atual

Marcelo Neri e Rosa Maria Marques discutiram políticas sociais pós-pandemia. O debate pode ser assistido clicando aqui. A Nota Oficial com o mesmo título foi publicada em 3 de julho e pode ser acessada aqui.

5. Um debate entre professores

E por último, mas não menos importante, os economistas Gabriel Galípolo e Guilherme Mello aceitaram o convite para falar sobre Política Monetária na Atual Conjuntura. Para assistir, clique aqui. A Nota Oficial está disponível clicando aqui.

Para os próximos debates, acompanhe o Cofecon nas redes sociais e assista ao vivo pelo nosso canal no YouTube. #retrospectiva2021