“Atualmente seguimos um projeto insustentável, convivemos com o retrocesso generalizado, não só econômico, mas também social, ambiental e de valores” – Antonio Corrêa de Lacerda.

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) promoveu no dia 07 de outubro o debate “A Bolsa ou a Vida: estratégias para o Brasil no pós-pandemia”. A discussão foi baseada nas reflexões do filme homônimo, do diretor Silvio Tendler, e do livro “Celso Furtado, 100 anos: pensamento e ação”, organizado pelo presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda. O presidente foi um dos debatedores do evento e o primeiro deles a falar.

“Atualmente seguimos um projeto insustentável, convivemos com o retrocesso generalizado, não só econômico, mas também social, ambiental e de valores”, iniciou Lacerda. O economista abordou os problemas brasileiros que foram potencializados pela pandemia: extrema desigualdade, vulnerabilidade social, uma quantidade imensa de pessoas sem condições de moradia, sem acesso a saneamento e água potável, sem condições de conviver adequadamente com o ambiente de trabalho remoto. “Para 90% da população brasileira não é possível manter os protocolos sanitários. Isso expôs um grau de vulnerabilidade e insegurança alimentar”, comentou Lacerda.

Ele criticou o discurso oficial, de que o Brasil retomaria o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. “Nenhum indicador apontava para isso. A pandemia foi pessimamente gerida, embora se tenha finalmente conseguido algum progresso por meio da vacinação, mas não se evitou 600 mil óbitos, sem contar a subnotificação. O Brasil entrou numa situação muito difícil onde os problemas estruturais se ligaram a questões conjunturais e os problemas econômicos foram agravados pela pandemia”.

Lacerda apontou para a necessidade de refazer um projeto de nação, o que passa por uma mudança de prioridades. “Nesse cenário, refletir sobre o filme A Bolsa ou a Vida e sobre a obra de Celso Furtado é muito válido, pois nos coloca diante de um panorama de reconstrução da nossa nação e do nosso desenvolvimento que, nas palavras do próprio Celso Furtado, significa garantir a todos os cidadãos o direito de serem donos do próprio destino”.

Um dos papeis essenciais do Cofecon é promover o amplo e sadio debate econômico, sendo referência como entidade profissional que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento econômico com justiça social.

Assista o debate no vídeo abaixo:

O filme A Bolsa ou a Vida está disponível no canal da Caliban no YouTube, no seguinte link: https://youtu.be/N2ERnOk57Z4

Resenha do livro Celso Furtado, 100 anos: pensamento e ação: https://www.cofecon.org.br/2021/04/15/centenario-de-celso-furtado-e-comemorado-com-lancamento-de-livro/