Cofecon e Corecon-TO realizam live sobre o papel do estado para a retomada do desenvolvimento

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) e o Conselho Regional de Economia de Tocantins (Corecon-TO), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizarão no dia 22 de outubro, às 19h, live com o tema “O papel do Estado para a retomada do desenvolvimento”. O evento será transmitido pelo canal do Cofecon no YouTube (youtube.com/cofecon) e a inscrição pode ser feita clicando AQUI.

Além de receberem Certificado de Participação emitido pelo Cofecon e Corecon-TO, os inscritos no evento concorrerão a dois livros: “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, organizado por Antonio Corrêa de Lacerda; e “O Brasil pós-recessão: das origens da crise às perspectivas e desafios futuros”, de Fábio Henrique Bittes Terra e Daniela Magalhães Prates.

Participarão do debate o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, e o conselheiro regional do Corecon-TO Raimundo Casé. A moderação será do conselheiro regional Nilton Marques de Oliveira. O evento contará com a apresentação da presidente do Corecon-TO, Maria do Socorro Erculano de Lima.

Os debatedores

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP. A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A autor de cerca de 20 livros da área de Economia, Lacerda se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os livros, recentemente lançou “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”. Destacamos também outras obras: “Desnacionalização” – vencedora do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia -, “O Brasil no Contexto 1987-2007”, “Brasil – o futuro que queremos”, “O impacto da globalização na economia brasileira”, “Crise e oportunidade: o Brasil no cenário internacional”, “Globalização e investimento estrangeiro no Brasil” e o “O Mito da Austeridade”.

Raimundo Casé é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), especialista em Gestão Pública pela Universidade do Tocantins (2004) e mestre em Desenvolvimento Regional, Faculdades Alves Faria (2013), na linha de pesquisa em Análise e Políticas de Desenvolvimento Regional. Casé tem experiência na área de Economia e Gestão Pública, com ênfase em Economia Regional, Agronegócio e Planejamento Governamental, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, monitoramento e avaliação; viabilidade econômica, desenvolvimento regional; agronegócio e inovação e empreendedorismo. Raimundo Casé é conselheiro regional do Corecon-TO.

Nilton Marques de Oliveira, que atuará como moderador, é doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa – UFV e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. É Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), bolsista do Programa Institucional Produtividade em Pesquisa da UFT, na modalidade “Novos Pesquisadores”, e Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da Universidade Federal do Tocantins. Nilton Marques de Oliveira é conselheiro regional do Corecon-TO.

Os livros: inscreva-se e participe do sorteio

No centenário de nascimento do mais proeminente economista brasileiro, o livro “Celso Furtado, 100 Anos: Pensamento e Ação”, organizado por Antonio Corrêa de Lacerda, resgata os principais elementos da sua biografia, do seu pensamento e das suas atividades. A obra conta com contribuições de importantes pensadores das melhores universidades brasileiras: André Paiva Ramos, Francyelle do Nascimento Santos, David Deccache, Joaquim Miguel Couto, Julio Manoel Pires; Luiz Paulo F. Nogueról, Rosa Maria Vieira e Rubens R. Sawaya, além do próprio Lacerda.

“O Brasil pós-recessão: das origens da crise às perspectivas e desafios futuros” traz uma série de interpretações sobre o Brasil nos anos 2010. Tida como a terceira década perdida do país nos últimos 40 anos, o período 2010-2019 foi palco de três eleições presidenciais, de um impeachment, das manifestações de junho de 2013, da eleição da extrema direita em 2018, da recessão de 2015-2016, da estagnação econômica de 2017-2020 e do desemprego recorde pós-2016. A década foi uma soma de subperíodos bem diferentes. O livro contém capítulos que apontam a política econômica da presidente Dilma Rousseff como principal causa da crise, mas outros consideram o setor externo sua origem. Dentre as perspectivas e desafios futuros estão a marcha lenta da infraestrutura brasileira, o acirramento da financeirização após a crise de 2008, as políticas de austeridade fiscal, as várias dimensões do desmonte do Estado brasileiro, entre outros.