Presidente do Cofecon participa do 25º Enesul

O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, participou nesta quinta-feira (07) do 25º Encontro dos Economistas da Região Sul – Enesul. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS), com o apoio dos Conselhos Regionais de Economia do Paraná e de Santa Catarina. O Enesul acontece em formato virtual e tem como tema central “Mais uma década perdida e a recuperação nacional pós-Covid19: desafios”.

Lacerda abriu o segundo dia de evento fazendo um balanço da atual conjuntura econômica brasileira e o papel dos economistas na atual crise vivenciada pelo país. “A pandemia representa um grande desafio para os economistas e para os gestores públicos. Particularmente no caso brasileiro, devido à má condução pelo poder público, ela tornou ainda mais evidente grande parte de nossas mazelas: a profunda concentração de renda, a desigualdade social, a insegurança alimentar, o déficit habitacional, entre outras. Para parte de nós, o isolamento social e o trabalho e o ensino a distância, por exemplo, é viável, mas a imensa maioria da população brasileira não tem condições, por si, de cumprir essas orientações. Cabe aos economistas e gestores públicos pensarem em soluções para que todo o conjunto da população possa atravessar este momento com dignidade, saúde e bem-estar”, explica o economista.

Em sua fala, o presidente do Cofecon enalteceu a iniciativa dos Corecons da Região Sul, que mantiveram a organização do tradicional Enesul, mesmo com todas as adversidades do momento, e destacou o esforço do Sistema Cofecon/Corecons para continuar municiando a sociedade e a categoria de economistas com conteúdos econômicos relevantes ao longo da pandemia. “Nestes quase dois anos de pandemia, realizamos mais de 200 eventos, reuniões, lives, debates, entre outras atividades. Com força de vontade e criatividade, utilizamos novas formas de trabalho para continuarmos cumprindo nossa função. Nos últimos 30 dias temos dois exemplos muito significativos dessa atuação: o Congresso Brasileiro de Economia, que teve a participação de mais de 1500 inscritos e mais de 110 palestrantes, e, agora, o tradicional Enesul”, ressaltou.

Sobre a discussão trazida à luz no evento, Lacerda salientou a importância da mobilização do Cofecon e dos Corecons no sentido de apresentar à sociedade informações relevantes, além de alternativas viáveis para a retomada econômica. “Os paineis do Enesul nos levam a importantes reflexões sobre os desafios que estão postos no Brasil de hoje. Precisamos recuperar o desenvolvimento sustentável. Precisamos repensar a estrutura do crescimento econômico, respeitando o equilíbrio ambiental e a justiça social”, defendeu o presidente do Cofecon.

O Enesul termina nesta quinta-feira (07). Confira a programação do último dia de evento:

15h às 16h20 – PAINEL II:  A necessidade de política fiscal expansionista durante a crise e o risco de insolvência do país.

15h às 15h20 – Econ. Eurico Pereira de Souza Filho – Corecon-PR

15h20 às 15h40 – Econ. João Ricardo Rodrigues Moreira – Corecon-RS

15h40 às 16h – Econ. Roberto Meurer – Corecon-SC

16h às 16h20 – Moderador: Econ. Guilherme Stein – Corecon-RS

16h30 às 17h50 – PAINEL III:  Políticas sociais para o enfrentamento da pandemia: o papel dos economistas no desenho e implementação dos programas sociais.

16h30 às 16h50 – Econ. Augusta Pelinski Raiher – Corecon-PR

16h50 às 17h10 – Econ. Andressa Mielke Vasconcelos – Corecon-RS

17h10 às 17h30 – Econ. Eliane Maria Martins – Corecon-SC

17h30 às 17h50 – Moderador: Econ. Marcelo Ayub Monteiro – Corecon-RS

18h às 18h30 – Encerramento e considerações finais – Presidentes dos Regionais.