Fernando de Aquino fala à imprensa sobre conjuntura econômica

O coordenador da Comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Fernando de Aquino, concedeu entrevista ao portal de economia Reconta Aí para falar sobre a conjuntura econômica do Brasil e como esta tem influído sobre a renda do brasileiro. A reportagem foi publicada na quarta-feira (06). Clique aqui para ler na íntegra.

O objetivo da matéria jornalística era responder a uma pergunta central: quem pode comprar um apartamento hoje no Brasil? Para tentar elucidar a questão, Fernando de Aquino relatou que habitação no Brasil é uma realidade para uma parcela pequena da população, especialmente as pessoas de alta renda. Este fato, segundo o economista, pode ser verificado tanto na lógica seguida pelo mercado privado como nas políticas públicas. “Mesmo no Programa Casa Verde e Amarela, não temos visto novos apartamentos destinados às classes populares. O governo tem evitado investir na baixa renda para não gastar recursos do Tesouro”, aponta Aquino, expondo a visão do atual Governo Federal, que não enxerga políticas sociais como investimentos, mas como custos.

Aquino também chamou a atenção para um outro fator que pode em um futuro próximo comprometer ainda mais a esperança de milhões de brasileiros adquirirem a casa própria: o aumento dos juros. “Os juros estão subindo, temos que ver o quanto isso afetará o mercado imobiliário”, analisa o economista, que também indica que temos um bom sinal: a melhora do Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), medido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Apesar de estarmos com essa crise, temos tido melhoras na Formação Bruta de Capital Fixo. Agora resta a gente discutir para que setores da economia são destinados esses investimentos”, indaga o coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon.

Um dos papeis essenciais do Cofecon é promover o amplo e sadio debate econômico, sendo referência como entidade profissional que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento econômico com justiça social. E é com esse propósito que o Conselho tem se empenhado em participar ativamente das discussões econômicas levantadas pela imprensa.