Fernando de Aquino: “Por que o governador deveria abrir mão de uma fonte de financiamento dos estados e colaborar com o controle da inflação, quando a fixação de preços é responsabilidade da Petrobras?”

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o conselheiro federal Fernando de Aquino afirmou que o governo e a Petrobras tentam escapar da responsabilidade de controlar o valor dos combustíveis ao passarem a culpa para governadores e prefeitos. “O imposto sobre circulação de mercadorias e serviços não teve alteração ultimamente, está com a incidência normal que sempre teve. Por que o governador deveria abrir mão de uma fonte de financiamento dos estados e colaborar com o controle da inflação, quando a fixação de preços é responsabilidade da Petrobras?”, questionou Aquino.

A matéria afirma que, com o preço médio da gasolina em alta nas últimas seis semanas, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afastou a responsabilidade da empresa pelo valor de mais de R$ 6 que vem sendo cobrado dos consumidores. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, criticou a Petrobras por ter repassado os reajustes do petróleo aos preços dos combustíveis de uma forma mais rápida do que o observado no resto do mundo.

Aquino concorda com o presidente do BC e ressalta o papel estatal da Petrobras que deveria atuar positivamente no auxilio da política econômica e no controle da inflação. Para o conselheiro federal, “Poderia ir repassando (os custos) aos poucos. Em compensação, quando os custos caíssem, também repassaria a queda aos poucos, de modo que ao longo do tempo essas variações se compensariam”, completou.

Leia a matéria completa clicando AQUI.