Gincana Nacional de Economia: veja os resultados do primeiro dia

Começou na manhã desta segunda-feira (06) a X Gincana Nacional de Economia, um dos eventos mais tradicionais do Sistema Cofecon/Corecons para estudantes de economia. A competição oferece aos graduandos em Ciências Econômicas a oportunidade de entenderem a conjuntura econômica de um país por meio de uma simulação divertida e inteligente.

Denise Kassama, vice-presidente do Cofecon e coordenadora da Comissão de Educação, abriu o evento virtual dando boas vindas aos 22 participantes que representam diferentes estados e o Distrito Federal. “Todos estão de parabéns por estarem aqui. A Gincana é um grande aprendizado e com certeza daqui sairão grandes profissionais”, afirmou Denise Kassama.

Também participou da abertura, o conselheiro federal Waldir Gomes, que ao dar boas-vindas aos participantes ressaltou a importância do engajamento dos estudantes em experiências como a Gincana. “É importante para o aluno ir além da sala de aula, buscar entender a Economia por meio de experiências práticas”, enfatizou o conselheiro.

No primeiro dia de competições, foi disputado o jogo do Mercado Imobiliário, no qual será medida a capacidade de gerar lucro investindo em terrenos, materiais de construção e direitos adicionais de construção. O resultado final deste jogo foi:

Finalistas
Angelo Laurencini Olimpieri Schutte – 15 PONTOS
Gisele Paiva Furieri – 12 PONTOS
Marília Campos de Oliveira – 10 PONTOS
Luís Eduardo Candiotto Tereza – 7 PONTOS
Kaio Arlei Strelow – 6 PONTOS
Jonas Silveira Brito – 5 PONTOS
Marcco Auréllio Drigo – 4 PONTOS
Daniele Cavalcante Rosa – 3 PONTOS

Semifinalistas
Iure dos Santos Lima – 2 PONTOS
Rafael de Souza Teixeira – 2 PONTOS
Marcelo Lopes Serudo – 2 PONTOS
Sérgio Henrique Silva Wodnioff – 2 PONTOS
Thiago Oliveira Coelho – 2 PONTOS
Natália Martines de Oliveira – 2 PONTOS
Idevan de Sousa Gomes – 2 PONTOS
Antonio Pedro de Alencar Soares de Almeida – 2 PONTOS

Primeira fase
Kleybson Rodrigo Martins Santos – 1 PONTO
Álvaro Marcelino Nunes – 1 PONTO
Ricardo Felipe da Silva – 1 PONTO
Gustavo Moreno Alves Ribeiro – 1 PONTO
Wesley Macly Oliveira Marques – 1 PONTO

Próximos jogos

Amanhã será disputado o jogo do Câmbio, em que o desempenho se mede pela capacidade de compra e venda nos momentos adequados, maximizando os ganhos diante de uma conjuntura que muda de acordo com novas informações que exercem influência sobre as taxas de câmbio.

A Gincana

O evento distribuirá R$ 7 mil em prêmios e precisou ser adaptado para o contexto da pandemia. Em anos anteriores, os estudantes classificados nas etapas regionais reuniam-se numa mesma cidade para a disputa nacional; desta vez, os jogadores se encontraram em ambiente virtual. Além disso, desta vez a competição será individual – em anos anteriores, os estudantes eram divididos em duplas.

A Gincana Nacional de Economia é disputada desde 2011 e realizada de forma paralela ao principal evento do Sistema Cofecon/Corecons no ano – o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, nos anos pares, e o Congresso Brasileiro de Economia (que começa na próxima quarta-feira), nos anos ímpares. Devido ao cancelamento do evento no ano passado, devido à pandemia, a Gincana também não foi realizada em 2020.