Lacerda analisa momento de incerteza na economia brasileira

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, falou ao jornal O Estado de S.Paulo sobre o momento macroeconômico vivido pelo Brasil. A matéria publicada tratou das incertezas da economia frente ao ambiente eleitoral antecipado. Enquanto o governo avalia que o momento de incerteza é passageiro, Lacerda classifica o quadro como “tempestade perfeita”.

O presidente comentou que a necessidade de elevar os juros para conter a inflação em 2022 é “uma bomba”. “Há uma tempestade perfeita”, apontou o presidente. Ele também menciona que embora o PIB do primeiro trimestre tenha gerado euforia, ao se retirar o efeito estatístico (crescimento percentual sobre uma base muito deprimida em 2020) o resultado não será muito melhor que o do período 2017-2019.

Lacerda também argumentou que o presidente Jair Bolsonaro, em meio à pressão, cria factoides, sendo o mais recente o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. “No campo econômico, claramente ele vai jogar todas as fichas num auxílio emergencial turbinado que seria uma combinação de Bolsa Família visando criar algum impacto eleitoral”, afirmou o presidente do Cofecon.

No cenário externo, há a possibilidade de aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. Para Lacerda, “a possível elevação da taxa de juros americana é sempre um problema para a economia global e para o Brasil. A desaceleração do ritmo de crescimento chinês é uma má notícia para as exportações brasileiras, porque o Brasil é dependente das commodities”.

A matéria pode ser lida clicando AQUI.