Lacerda fala ao UOL sobre taxa de juros

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, falou ao portal UOL sobre os impactos da elevação da taxa de juros pelo Banco Central para a atividade econômica e o empreto. A matéria, publicada com o título “Juros subindo depressa ameaçam seu emprego, dizem economistas; por quê?”, fala sobre como a taxa de juros pode prejudicar a recuperação do mercado de trabalho no Brasil.

Para Lacerda, um aumento mais rápido dos juros vai estimular as aplicações financeiras em detrimento do emprego, e o crédito vai encarecer. “São dois fatores contrários à geração de emprego e renda. “, argumenta o presidente do Cofecon.

Aumento dos juros

Nas reuniões mais recentes, o Banco Central vinha elevando a taxa de juros em 0,75 ponto percentual na tentativa de conter a inflação (que, em julho, chegou a um acumulado de 8,99% nos últimos 12 meses); mas na de 03 e 04 de agosto a alta foi de um ponto percentual, fazendo com que os juros chegassem a 5,25%, e o Banco Central já sinalizou com um movimento igual na reunião a ser realizada nos dias 21 e 22 de setembro.

A medida, visa a combater a inflação. Mas ela também desestimula a atividade econômica. Desta forma, o desemprego deve terminar o ano acima dos 14,6% observados no momento.