Nota econômica semanal do conselheiro Carlos Eduardo Oliveira Jr

Serviços tem recuperação em maio

A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) apresentou alta de 1,2% em maio de 2021, após pequena elevação em 0,7% observada em abril, o resultado é reflexo do afrouxamento das medidas de restrição, movimento iniciado em abril e que tem possibilitado a retomada mais consistente dos serviços de caráter presencial. Com dois meses seguidos de resultados positivos, o setor acumulou alta de 2,5%, ainda insuficiente para recuperar as perdas de março (-3,4%), mas dá sinais de aquecimento na maior parte dos seus segmentos de atividades.

Após mais de um ano de restrição na economia, consumidores estão ansiosos para aumentar e manter um grau de mobilidade mais elevado. A forte expansão no consumo de serviços presenciais reflete justamente isso. Se com o atual grau de restrição que é bastante menor, mas ainda existe o setor está conseguindo recuperar perdas, é esperado que, com o avanço cada vez mais intenso da vacinação, essa demanda cresça ainda mais.

Vale destacar, porém, que a magnitude de crescimento do volume de serviços no mês é explicada, sobretudo, pela baixa base de comparação, já que o setor de serviços havia recuado 19,3% em maio de 2020, pois ainda estavam vigentes muitas medidas sanitárias que reduziam a mobilidade da população e restringiam o funcionamento dos estabelecimentos considerados não essenciais.

Confira a nota completa: clique AQUI