Corecon-CE realiza mais uma live da série Diálogo com Economistas
O Conselho Regional de Economia do Ceará realiza nesta terça-feira (25), às 18 horas, mais uma live da série Diálogo com Economistas, com transmissão pelo instagram @coreconceara. O assunto desta vez é o Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Ceará (Ceará Credi), criado não somente para oferecer crédito, mas também capacitação para microempreendedores. O programa é realizado em parceria com o instituto E-Dinheiro, uma organização da sociedade civil com interesse público (OSCIP) sediada em Fortaleza.
Participarão do debate o coordenador do Instituto E-Dinheiro e da Rede Cearense de Bancos Comunitários, Joaquim Melo, e a diretora de Economia Popular e Solidária da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e vice-presidente do Corecon-CE, Silvana Parente.
Joaquim Melo é o fundador do Banco Palmas, um dos primeiros bancos sociais do Brasil. Em 1984, então seminarista, foi morar num lixão para fazer trabalhos comunitários. A maioria dos catadores morava no conjunto Palmeira, uma favela que, aos poucos, foi ganhando melhorias de urbanização. No entanto, muitos dos moradores vendiam suas casas e iam embora. Melo criou o Banco Palmas e uma moeda própria, a palma, fornecendo crédito para os trabalhadores locais.
Silvana Parente é graduada em Economia e mestre em Economia Rural, sempre pela Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: microfinanças, desenvolvimento territorial, desenvolvimento regional, organizações microfinanceiras, arranjos produtivos, economia solidária e setor informal. É autora do livro “Microfinanças: saiba o que é um banco do povo”.